Projeto de David Durand cria sistema de prevenção ao roubo de bicicletas no Ceará

Projeto de David Durand cria sistema de prevenção ao roubo de bicicletas no Ceará

De acordo com a proposta, os estabelecimentos que comercializam bicicletas deverão emitir notas fiscais de compra com o número de série do produto adquirido

Publicado em 27/1/2018 - 00:00

Projeto de David Durand cria sistema de prevenção ao roubo de bicicletas no Ceará
“Nosso objetivo é inibir a prática de crimes e transmitir expectativa de restituição às vítimas”, explica David Durand na proposta

Fortaleza (CE) – A Assembleia Legislativa do Ceará analisa projeto de indicação do deputado David Durand (PRB-CE) que cria o sistema estadual de prevenção ao roubo e ao comércio ilegal de bicicletas no estado.  

Pela proposta, os estabelecimentos que comercializam bicicletas deverão fazer constar nas notas fiscais de compra o número de série, de forma a identificar o produto adquirido.

O projeto determina que a Secretaria Estadual de Defesa Social do Ceará deverá criar um setor específico para concentrar os registros referentes a delitos que envolvam bicicletas; publicar, mensalmente, boletim estatístico dos registros realizados, contendo o horário e o local com maiores incidências de delitos envolvendo as bicicletas; e administrar e manter o cadastro de bicicletas roubadas e recuperadas.

Segundo David Durand, o cadastro das bicicletas roubadas deverá ser de acesso público através de site e terá que ser atualizado com frequência mínima de um mês. Medida também sugere que o governo crie campanha publicitária mostrando a importância de o proprietário manter em seu poder a nota fiscal com o número de série e a importância do registro da ocorrência para a criação de dados estatísticos da quantidade de roubos e furtos de bicicletas.

“Busca-se implementar no nosso Ceará instrumento estatal para facilitar não só a identificação, mas, facilitar os registros de furto e roubo e a recuperação da bicicleta pelo proprietário. Nosso objetivo é inibir a prática destes crimes e transmitir expectativa de restituição às vítimas”, explica David Durand na proposta.

Ainda segundo o parlamentar, proposta visa estimular a utilização da bicicleta como transporte salutar à saúde do usuário e das cidades, com a diminuição dos congestionamentos e, ainda, a proteção do meio ambiente, com a diminuição da emissão de gás carbônico.

“Entendemos que qualquer medida para estimular o uso desse transporte tão benéfico à saúde e ao meio ambiente, principalmente quando vem acompanhado da preocupação com a segurança dos cidadãos cearenses”, finalizou David Durand.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend