Projeto de Altair Moraes estimula inclusão digital da população idosa de São Paulo

Projeto de Altair Moraes estimula inclusão digital da população idosa de São Paulo

Ideia é incentivar os idosos ao uso da tecnologia, com instruções sobre internet, acesso ao e-mail, manuseio de smartphones, aplicativos etc

São Paulo (SP) – Preocupado com a população idosa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Altair Moraes (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 513/2019 que institui o Programa Paulista de Incentivo ao Idoso.

A proposta tem como objetivo incentivar os idosos ao uso da tecnologia, com instruções sobre o uso da internet, acesso ao e-mail, manuseio de smartphones, aplicativos e contribuir com a aprendizagem de ferramentas digitais.

“É fato que a expectativa de vida da população aumentou consideravelmente de alguns anos para cá e a inclusão dos idosos no mundo virtual é uma das maneiras de abrir novos horizontes para essa parcela da população”, comentou o republicano.

As atividades relacionadas ao programa serão realizadas nas dependências das escolas públicas de ensino fundamental e médio e serão ministradas pelos próprios alunos, a partir dos 13 (treze) anos de idade. A participação dos alunos será sempre voluntária, mediante cadastro na diretoria de ensino da respectiva escola. As atividades terão duração mínima de 60 minutos, serão ministradas de forma extracurricular e em horário que não conflitante com aulas.

“Temos que pensar pra frente e desenvolver políticas públicas que possam atender a população idosa e não deixá-la à margem da sociedade. O processo de aprendizagem pode e deve ser contínuo. A tecnologia expande o acesso à informação, a qualidade de veiculação e a recepção em diferentes níveis de mídia. E é essa oportunidade que queremos oferecer através da nossa proposta”, ressaltou Altair Moraes.

Segundo dados do IBGE, a expectativa de vida cresceu três meses e 11 dias de 2016 para 2017, chegando a 72 anos e cinco meses para os homens, e 79 anos e quatro meses para as mulheres.

Idosos mais conectados

De acordo com os dados do Instituto de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 o país tinha 126,4 milhões de usuários de internet, o que representava 69,8% da população com 10 anos ou mais. Em 2016, um ano antes, os internautas somavam 116,1 milhões, representando 64,7% da população, um aumento de 9%.

Dos 10 milhões de novos usuários, as pessoas com 60 anos ou mais representaram 23% dos novos usuários de internet. No mesmo período, a população idosa cresceu cerca de 1 milhão, enquanto a população de 60 anos ou mais usuárias de internet, cresceu mais que o dobro, somando 2,3 milhões, apontou o instituto.

Apesar dos idosos serem o grupo que mais cresceu, ainda assim, é o menor grupo etário de usuários conectados se comparado à quantidade total da população de pessoas deste grupo, com apenas 31,1% de toda a população idosa do país conectada na internet. Já os jovens entre 20 e 24 anos são o grupo mais conectado, com 88,4% de toda a população do país nessa idade possuindo acesso à rede.

Texto: Vanessa Palazzi e Miriam Silva / Ascom – deputado estadual Altair Moraes
Foto: Miriam Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.