Projeto concede vários benefícios fiscais a indústrias de Roraima

Projeto concede vários benefícios fiscais a indústrias de Roraima

Uma das medidas estende a todas as mercadorias produzidas no estado a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6665/13, do deputado Jhonatan de Jesus (PRB-RR), que amplia os benefícios fiscais atualmente concedidos a Roraima. Uma das medidas estende a todas as mercadorias produzidas no estado a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) atualmente já concedida a produtos elaborados na Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) com matérias-primas agrícolas e extrativas vegetais de produção regional, excluindo as de origem pecuária.

O projeto também reduz a zero as alíquotas de IPI, PIS/Pasep e da Cofins aplicáveis às importações de bens utilizados na elaboração de matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem destinados ao processo de industrialização no estado. Atualmente, esses benefícios tributários já são concedidos em operações com bens na Zona Franca de Manaus.

Compensação

O autor argumenta que a ampliação dos benefícios fiscais funciona como medida compensatória para dificuldades logísticas e de uso do solo presentes em Roraima. “Por ficar mais distante e isolado dos grandes centros e não contar com alternativas satisfatórias de transporte para se integrar às cadeias produtivas do restante do País, o estado precisa de mecanismo que realmente faça diferença para o seu desenvolvimento”, diz Jhonatan.

O parlamentar cita ainda limitações de uso e disponibilidade de terras, uma vez que apenas 38% de seu território podem ser explorados economicamente. O restante está sob a posse do governo federal sob a forma de reservas ambientais ou indígenas, ou como áreas estratégicas de fronteira em meio à Amazônia.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Divulgação

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!