Projeto assegura leitos em hospitais públicos para pacientes com cirurgia marcada em RO

Iniciativa do deputado estadual Alex Silva (PRB-RO) está tramitando na Assembleia Legislativa de Rondônia e visa garantir que cirurgias marcadas sejam realizadas

Publicado em 4/5/2019 - 00:00 Atualizado em 8/7/2020 - 18:13

Porto Velho (RO) – A obrigatoriedade de leitos reservados nos hospitais públicos, para a internação de pacientes com cirurgia eletiva previamente marcada e de emergência, que necessitem de cirurgia imediata, é estabelecida pelo Projeto de Lei Ordinário 072/19, de autoria do deputado estadual Alex Silva (PRB-RO). A matéria está tramitando nas Comissões da Assembleia Legislativa de Rondônia.

Com a medida, o parlamentar defende que os leitos hospitalares deverão ser reservados para pacientes que necessitem de internação direta programada ou não, por período superior a 24 horas, obedecendo a ordem previamente marcada. “Infelizmente, hoje ocorre de muitos pacientes ficarem aguardando em fila de espera de no mínimo três meses, e quando chegam no dia da cirurgia, que necessita de internação, acabam não fazendo o procedimento por falta de leitos”, afirmou o republicano.

Alex Silva disse que esse fato gera constrangimento para os pacientes, que precisam remarcar a cirurgia e esperar por meses a nova data, podendo voltar a ocorrer um novo adiamento, pelo mesmo problema de falta de leitos. “O paciente tem despesas com deslocamento, desgaste emocional e agravamento do seu quadro clínico, devido a ter que aguardar mais uma vez. Recebi relatos de pessoas que já tiveram que remarcar por quatro vezes a cirurgia, por esse problema de falta de leitos para internação”, disse o deputado do PRB.

Texto: Eranildo Costa Luna / Decom – ALE/RO
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Marcos Figueira

Reportar Erro
Send this to a friend