Professora Nilse fiscaliza mineradoras de Oriximiná e Barcarena

Professora Nilse fiscaliza mineradoras de Oriximiná e Barcarena

Deputada participou de ação de fiscalização da Comissão Externa de Diligência das Barragens, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa)

Barcarena (PA) – A deputada estadual Professora Nilse (PRB-PA) esteve no município de Barcarena (PA), no último sábado (30/03) na ação de fiscalização da Comissão Externa de Diligência das Barragens, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Na oportunidade, a republicana vistoriou as barragens da Hydro/Alunorte e reservatórios.

A parlamentar comentou que é preciso estar em alerta e lembrou que em Barcarena ocorreu um dos maiores crimes ambientais de 2018, com o vazamento de rejeitos do preparo da bauxita, deixando a água de igarapés contaminadas com a cor avermelhada.

Professora Nilse afirmou que a comissão realizou uma excelente fiscalização e que as vistorias foram bastante contundentes e ricas em informação com dados precisos. “Nosso compromisso como comissão é garantir que as empresas mineradoras sigam todos os protocolos exigidos pelos organismos nacionais e internacionais de segurança, sem causar danos às pessoas e ao meio ambiente, para que possam continuar operando e assim gerar emprego e renda para que nosso estado cresça”, explicou a deputada do PRB.

Nos próximos dias, a comissão apresentará um relatório com informações e conclusões da atividade.

Oriximiná

A agenda da comissão começou na sexta-feira (29/03) em Oriximiná, com visita às barragens de Água Fria, em funcionamento desde de 1996 e A1 desde 1979. Nas dependências das empresas, os parlamentares receberam informações dos respectivos processos produtivos dos diretores designados para a recepção.

Na barragem de Água Fria existe o Quilombo Boa Vista Trombetas, que conta com 150 famílias. Esses moradores e representantes de outras comunidades protocolaram, junto aos deputados, documentos sobre o tratamento dispensado pela empresa, contendo propostas. Dentre as quais, foram destacadas cinco, contidas no documento entregue por Emerson Carvalho, representando as comunidades quilombolas: o de não permissão de construção de novas barragens pela empresa; divulgação dos relatórios das vistorias que a Agência Nacional de Mineração realizou na MRN em 2015 e 2018; realização de um novo licenciamento ambiental nas 24 barragens existentes; revisão dos Planos de emergência da MRN; e que a empresa invista mais em pesquisas de tecnologias às barragens para a depósito de rejeitos.

A ação aconteceu em parceria com a Comissão Externa de Brumadinho (MG), formada por deputados federais, entre eles: Elcione Barbalho (MDB), Edmilson Rodrigues (PSOL) e Áurea Carolina (MG-PSOL).

Texto: Rita Martins / Ascom – deputada estadual Professora Nilse
Foto: Cleiton Maciel

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.