Professora Nilse debate melhorias na educação pública no Pará

Deputada do PRB participou de sessão especial em defesa da Educação Pública

Publicado em 17/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 13:15

Belém (PA) – Na sessão especial em defesa da Educação Pública, realizada no dia 11 de abril, a deputada estadual Professora Nilse (PRB-PA) falou da situação das escolas da região bragantina, que assim como diversas outras escolas da rede pública do estado, necessitam de reformas e estrutura mínima para que os alunos possam ter ensino de qualidade, segurança, práticas esportivas e professores com seu piso salarial respeitado para que ensinem com dignidade e respeito.

Na ocasião, a republicana compôs mesa na sessão especial representando a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Pará, da qual é membro titular. A sessão foi uma proposição da deputada Marinor Brito.

“Sei das dificuldades que a educação pública vem sofrendo nos últimos anos, por isso é preciso ouvir diretamente daqueles que estão no dia a dia das salas de aula, professores, alunos e também das lideranças sindicais e diretórios estudantis, que sonham e buscam por mudanças para que possamos ter educação de qualidade, com estrutura adequada e respeito aos nossos professores”, ressaltou Professora Nilse.

Na sessão, a secretária de Educação, Leila Freire, apresentou um diagnóstico citando alguns números preocupantes sobre a crise herdada da educação pública estadual. “Foram canceladas no estado 160 obras de quadra por não ter sido cumprido o Plano de Ação Articulada (PAR), que não saiu do papel. Eram 329 obras do PAR, dessas 160 canceladas, as demais paralisadas”, disse.

Avaliando todo o cenário do quadro da educação pública, a secretária disse que ainda é impossível definir o Plano de Carreira e até a situação salarial devido à insegurança e a incerteza por conta da crise atual do governo federal. “No Pará tem 262 escolas da rede estadual em situação de caos, em colapso, como uma em Bragança, como a Escola Técnica em Redenção entregue há 12 anos, e tudo que funcionou foi um empréstimo à Universidade Privada”, relatou.

Também participaram do evento o vice-reitor da Universidade Federal do Pará, Gilmar Silva; o reitor da Universidade Estadual do Pará, Rubens Cardoso; o promotor Nadilson Gomes, do Ministério Público do Estado; o representante do Fórum Estadual de Educação, Alberto Damasceno; o coordenador do Sindicato dos Professores Públicos, Alberto Andrade; e a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Ellen Alves.

Texto: Ascom – deputada estadual Professora Nilse
Foto: Yeda Loiola

Reportar Erro
Send this to a friend