Privatização de presídios pode minimizar caos

15_05_13_destaque03_privatizacao_de_presidios_pode_minimizar_caos_capa

Segundo o parlamentar, Minas Gerais deu o pontapé inicial ao instalar a primeira penitenciária do Brasil contratada por meio de parceria público-privada (PPP)

Brasília (DF) – “As cadeias brasileiras são, em geral, subumanas para os condenados de baixa periculosidade, enquanto oferecem ao pior criminoso a possibilidade de continuar no comando de sua quadrilha, ordenando, de dentro da cela, roubos, sequestros e mortes”, criticou o deputado Otoniel Lima (PRB-SP) em pronunciamento na Câmara dos Deputados.

Segundo o parlamentar, Minas Gerais deu o pontapé inicial ao instalar a primeira penitenciária do Brasil contratada por meio de parceria público-privada (PPP). A Unidade I do Complexo Prisional Público-Privado fica em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. “Não sou tolerante com a impunidade. Defendo o cumprimento efetivo das penas. No entanto, rigor não implica crueldade, maus tratos, comida de péssima qualidade, submissão à falta de higiene e à doença, como ocorre na maioria dos presídios hoje”, explicou o parlamentar ao elogiar a inauguração do complexo.

O parlamentar lembrou que o Brasil tem a quarta população carcerária do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e da Rússia. “São 514 mil detentos que estão amontoados em estabelecimentos que somam 306 mil vagas, ou seja, há um déficit de 208 mil vagas. O espaço médio é de 70 centímetros quadrados por preso, embora a legislação determine um espaço mínimo de 6 metros quadrados”, criticou.

O problema dos presos provisórios constitui um dos pontos a salientar nesse assunto. Quase um terço da população carcerária do País é formado por gente que está sendo processada, mas ainda não tem condenação, e que, no entanto, permanece atrás das grades, por um, dois, às vezes, até mais anos. “Os provisórios não deveriam ser misturados com os demais, mas sabemos que isso com frequência acontece e que os presídios acabam funcionando como escolas do crime para quem antes cometera um delito menor”, alertou Otoniel.

15_05_13_destaque03_privatizacao_de_presidios_pode_minimizar_caos_01O deputado ainda destacou que nos primeiros vinte dias de março houve uma rebelião que deixou vários mortos e feridos no Ceará e que aconteceram motins no Rio Grande do Norte, Paraná e Amazonas. “Vamos trabalhar para que o Brasil tenha mais parceria público-privada (PPP) e quem sabe, assim, evitaremos novas tragédias, como a que aconteceu no Carandiru”, completou.

Texto: Ascom – deputado federal Otoniel Lima
Edição: Ascom – Liderança do PRB
Foto 01: Divulgação
Foto 02: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!