Praczyk presta homenagem a criador do projeto “Cabeça de coco teatro de bonecos” do Paraná

Por iniciativa do republicano, Abel Rodrigues recebeu o Título de Cidadão Benemérito.

Publicado em 22/5/2015 - 00:00

Praczyk presta homenagem a criador do projeto “Cabeça de coco teatro de bonecos” do Paraná
Por iniciativa do republicano, Abel Rodrigues recebeu o Título de Cidadão Benemérito

 

Curitiba (PR) – O projeto “Cabeça de coco teatro de bonecos” idealizado pelo analista de documentação, Abel Domingos, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

A iniciativa foi do deputado estadual Edson Praczyk (PRB-PR) que solicitou a concessão do Título de Cidadão Benemérito à Abel Domingues Souza, de 46 anos, por criar o projeto teatral há mais de dez anos.

“Esse projeto, reconhecido nacional e até internacionalmente, já recebeu diversas premiações em vários estados e até em outros países. Abel leva um teatro de bonecos confeccionados com casca de coco, material reciclável transformados em bonecos, e cria um espetáculo levado as mais distantes regiões de Curitiba e outras cidades, locais sem a mínima estrutura e onde o cinema, teatro ou qualquer outro tipo de apresentação cultural não chega”, destacou o parlamentar do PRB.

Praczyk destacou que o título de cidadão, além de reconhecer seu trabalho do idealizador do projeto, abre novos caminhos para que o projeto continue alegrando milhares de crianças carentes.

Conheça a história de Abel Domingues

O teatro de bonecos criado por Abel Domingues tem alegado a vida das crianças há mais de 10 anos.
O teatro de bonecos criado por Abel Domingues tem alegado a vida das crianças há mais de 10 anos.

Nascido no bairro do Cajuru em Curitiba, Abel conta com a ajuda do seu filho Gabriel, de 15 anos, e sua bicicleta para levar alegria e esperança para milhares de crianças pobres, que nunca tiveram contato com espetáculos artísticos. Por meio do projeto, consegue atrair justamente o público-alvo idealizado por ele, que são as comunidades mais carentes.

Abel não conta com nenhum tipo de ajuda oficial nesta empreitada, sem interesse financeiro ou promocional, mas apenas com o desejo de alegrar as milhares de crianças carentes que já assistiram sua apresentação e saíram com um largo sorriso no rosto. As apresentações que também são realizadas em escolas, são agendadas previamente pela própria escola ou da associação de moradores do bairro para que um número maior de crianças possa ser avisada da apresentação.

No começo Abel comprava bichinhos de pelúcia para as apresentações. Mais tarde, teve a ideia de utilizar a casca do coco, e outros materiais que iam para o lixo reciclável, e hoje, com mais de 200 bonecos, seu trabalho é reconhecido e elogiado.

Texto: Ascom – deputado estadual Edson Praczyk
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Ary Portugal

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend