Praczyk destaca dia nacional do bombeiro

Parlamentar ressalta luta de corporação mesmo diante da falta de recursos

Publicado em 3/7/2013 - 00:00

Praczyk destaca dia nacional do bombeiro
Parlamentar ressalta luta de corporação mesmo diante da falta de recursos

Curitiba (PR) – O deputado estadual, Edson Praczyk (PRB-PR) participou, desta terça-feira (2), das solenidades alusivas ao Dia Nacional do Corpo de Bombeiros, data comemorada com a inauguração de mais uma unidade da corporação, o 3° Subgrupamento, localizado em Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba, evento que contou com a presença de diversas autoridades.

No dia anterior, Praczyk ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para lembrar a data de implantação da corporação, em 02 de julho de 1.856, através de Decreto assinado pelo Imperador Dom Pedro II, no Rio de Janeiro, com a finalidade de reunir as seções de bombeiros que existiam na época, e que trabalhavam com métodos rudimentares, mas que foi se organizando aos poucos até chegar ao núcleo oficial do Corpo de Bombeiros.

Nestes 157 anos de atividades, muita coisa mudou, e a corporação criada apenas para a extinção de incêndios no Arsenal de Guerra, a Casa do Trem, no Rio de Janeiro, cresceu e com equipamentos cada vez mais modernos e pessoas especializadas, teve a contribuição da Repartição de Obras Públicas e dos funcionários da Casa de Correção. Naquela época o sinal de fogo era dado por tiros de peça do Morro do Castelo, onde uma bandeira vermelha era içada e o toque do sino da Igreja de São Francisco de Paula, indicava onde o sinistro estava ocorrendo.

Em 1880, a Corporação passou a ter organização militar e foram concedidos postos e insígnias aos seus componentes. Atualmente, todo dia 02 de julho se comemora a data, e se comprova a expansão dos trabalhos da instituição, que não só apaga incêndios, mas também se responsabiliza por diversos e muito importantes outros procedimentos, como atendimentos pré-hospitalares salvamentos diversos, atividades de buscas e defesa civil, e uma série de outros serviços de relevância prestados à comunidade.

Segundo o deputado, este trabalho de suma importância para o dia a dia das pessoas, um trabalho marcado pela dedicação e amor a causa, não poderia deixar de ser lembrado, e agora, com a inauguração deste equipamento em Pinhais, será mais um marco na história desta corporação de 157 anos de vida e diariamente marcando sua história e seu trabalho em nosso país.

Texto: Assessoria de imprensa do deputado Edson Praczyk
Foto: Nani Góis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend