Praczyk denuncia aumento abusivo de taxa de energia no Paraná

Praczyk denuncia aumento abusivo de taxa de energia no Paraná

O parlamentar defende um amplo debate com a população, principalmente, envolvendo os donos de empresas e indústrias que são o que mais sentem o peso das medidas.

 

Curitiba (PR) – O reajuste na tarifa de energia elétrica feito pela Companhia Paranaense de Energia do Paraná (Copel) tem causado indignação ao deputado estadual Edson Praczyk (PRB-PR). O parlamentar defende um amplo debate com a população, principalmente, envolvendo os donos de empresas e indústrias que são os que mais sentem o peso das medidas.

Assim como já havia feito nas votações anteriores em relação ao auxílio-moradia para juízes e também na questão do chamado “pacotaço” do Governo do Estado, o deputado republicano votou contra o aumento de mais de 30% na cobrança da tarifa de energia elétrica.

Praczyk lutou pela aprovação da proposta apresentada pelo deputado Nereu Moura (PMDB) que defendia o envio de um comunicado ao governador Beto Richa, solicitando a adoção de medidas para suspender o acréscimo na tarifa de energia elétrica, mas o projeto foi rejeitado pela casa por 25 votos contrários e 14 favoráveis.

De acordo com o parlamentar, o aumento foi abusivo e precisa ser revisto, pois prejudica de forma significativa a economia do estado. “Recentemente esta mesma tarifa teve uma alta de 40%, causando um rombo enorme nas contas dos paranaenses e brasileiros, não só as contas residenciais, mas também nas indústrias, que são as máquinas que ajudam a mover o país”, destacou. O deputado estadual do PRB afirma que “muitas dessas empresas em vários cantos do Brasil já falam em fechar as portas por não suportar os aumentos recentes praticados e que somados chegam, em alguns casos, há mais de 70%”.

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) já havia repassado à população, em 2014, um aumento de 24,86% para os consumidores residenciais e 43,44% para as indústrias. Neste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aumentou a Revisão da Tarifaria Extraordinária (RTE) de quase 60 concessionárias de distribuição. No Paraná, o aumento médio cobrado pela Copel foi de 36,7%.

Como medida para minimizar os prejuízos, o deputado defende que seja realizado um amplo debate com representantes de diversos setores, entidades comerciais e industriais para discutir o assunto para evitar que o consumidor não seja, ainda mais, prejudicado com o aumento na conta de luz.

 

Texto: Maurizan Cruz / Agência PRB Nacional de Notícias
Foto: Alepe

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!