“Praça do Consumidor” atende mais de 500 moradores da Zona Norte de Manaus

“Esta estratégia deu certo e vamos continuar a levar para o povo este tipo de serviço diferenciado”, disse o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (PRB-AM)

Publicado em 24/4/2019 - 00:00 Atualizado em 9/7/2020 - 09:40

Manaus (AM) – A segunda edição da “Praça do Consumidor” atendeu mais de 500 pessoas do conjunto Viver Melhor 1ª e 2ª etapa, Zona Norte de Manaus. A ação, que aconteceu nos dias 22 e 23/4, faz parte do trabalho itinerante da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam).

Durante dois dias, moradores do conjunto tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com a empresa Eletrobras Amazonas Energia, campeã de denúncia por cobrança abusiva nas faturas, seguida da empresa Águas de Manaus. “Colocamos empresa e consumidor frente a frente para resolver amigavelmente problemas de cobranças abusivas. Esta estratégia deu certo e vamos continuar a levar para o povo este tipo de serviço diferenciado”, disse o presidente da CDC/Aleam, deputado estadual João Luiz (PRB-AM).

A autônoma Ana Paula Agra de Carvalho conseguiu negociar com a empresa Amazonas Energia, pois nos últimos meses teve a fatura da conta da casa dela, quase que triplicada. “Estão me cobrando há alguns meses quase R$ 700 na fatura de energia da minha casa, porém pagava apenas R$ 180. Este evento me garantiu a oportunidade de negociar este valor para pagar o preço justo”, ressaltou.

Para o líder comunitário Nonato Serafim este tipo de ação ajuda as pessoas menos favorecidas a resolver problemas que se estendem por meses, como o acúmulo de faturas de água e energia. “Muitos moradores não têm dinheiro para pagar uma passagem de ônibus, para resolver os problemas de cobrança abusiva, seja de água ou energia. Ações como a Praça do Consumidor são interessantes porque garante a nós, moradores, voz e vez, sem precisar que nós saiamos da nossa casa”, afirmou.

A Praça do Consumidor ofereceu serviços jurídicos, conciliações entre empresa e consumidor, agendamento para conciliações com a empresa Águas de Manaus. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus) participou da ação com a realização de consultas gratuitas ao Serviço de Prestação de Crédito (SPC), além de cadastro no sistema de empregos no portal CDL Empregabilidade.

Denúncias

As principais reclamações dos moradores do conjunto Viver Melhor, registradas nos dois dias da Praça do Consumidor, são os valores cobrados nas faturas de fornecimentos de água e energia, consideradas por eles, exorbitantes. Também foram registradas reclamações de telefonia celular e internet.

CDC/Aleam

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC-Aleam) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, no 4º andar do prédio sede da Aleam, situada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 3.950 – edifício deputado José de Jesus Lins de Albuquerque – Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul, ou pelo telefone (92) 3183-4451, e-mail: defesadoconsumidor@aleam.gov.br.

Texto: Ascom – deputado estadual João Luiz
Foto: Mauro Smith

Reportar Erro
Send this to a friend