Por iniciativa de Ossesio Silva, Campanha Laço Branco é instituída em PE

A ação visa conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher

Publicado em 12/5/2018 - 00:00

Por iniciativa de Ossesio Silva, Campanha Laço Branco é instituída em PE
A ação visa conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher

Recife (PE) – Foi sancionada a Lei nº 16.346/2018, que institui a Campanha Laço Branco no Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco, a ser celebrada anualmente em dezembro. A ação visa conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE).

De acordo com o parlamentar, esse reconhecimento é de grande importância. “O objetivo da campanha é sensibilizar, envolver e mobilizar todos no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, a partir de diversas ações realizadas por diferentes setores da sociedade que se encontram engajados na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres”, frisou.

História

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Montreal, Canadá. Ele ordenou que os homens se retirassem da sala e gritando para as estudantes que permaneceram: “vocês são todas feministas!, começou a atirar, assassinando a queima roupa, 14 mulheres. Em seguida, Lepine suicidou-se. O rapaz deixou uma carta, na qual afirmava que havia feito aquilo, porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino.

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país e do mundo, gerando um amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência. Surgia assim a primeira campanha do Laço Branco, criada por homens, que elegeram como símbolo, o laço branco e adotaram como lema: “jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência”.

A partir desse acontecimento, o dia 25 de novembro foi proclamado pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) como o Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher. O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a violência cometida contra aquelas estudantes canadenses não fosse esquecida e a Campanha do Laço Branco é uma maneira de homenagear aquelas mulheres brutalmente assassinadas, apenas pelo fato de serem mulheres.

A data foi instituída no Brasil pela Lei Federal nº 11.489/2007 como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres. 

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Jacqueline Souza

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend