Por iniciativa de Arimateia, Assembleia da Bahia promove sessão pelo Dia do Idoso

O objetivo foi sensibilizar a sociedade para a questão do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar desta parcela da população

Publicado em 7/10/2017 - 00:00

Por iniciativa de Arimateia, Assembleia da Bahia promove sessão pelo Dia do Idoso
O objetivo foi sensibilizar a sociedade para a questão do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar desta parcela da população

Salvador (BA) – Por iniciativa do deputado estadual José de Arimateia (PRB), a Assembleia Legislativa da Bahia promoveu uma sessão especial, na quinta-feira (5), em homenagem ao Dia do Idoso. 

O objetivo foi sensibilizar a sociedade para a questão do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar desta parcela da população. “Faço dos direitos da pessoa idosa uma das grandes lutas dos meus mandatos parlamentares, além de ser um assunto de grandiosa relevância quando pensamos que a diminuição da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida farão com que a população idosa cresça nos próximos anos no nosso país”, exaltou o republicano durante pronunciamento.

Por iniciativa de Arimateia, Assembleia da Bahia promove sessão pelo Dia do IdosoNo ensejo, Arimateia também lembrou de uma proposta do Poder Executivo, do qual foi relator, aprovada em 2013. O texto propôs a criação da Política Estadual da Pessoa Idosa, por meio da Lei nº 12.925. “Contudo, lamentavelmente, apesar de termos a lei em vigor, ainda não conseguimos regulamentar a Política Estadual da Pessoa Idosa para então garantir que a legislação produza efeitos realmente concretos”, assinalou Arimateia.

Atento as questões que envolvem os idoso, o parlamentar tem atuado continuamente. No seu primeiro mandato na Casa (1999-2003), ele chegou a propor a criação da Delegacia do Idoso, em 2006. “No mínimo, deveriam ter cinco delegacias, especialmente nas maiores cidades da Bahia. O estado precisa avançar para que os idosos venham ser amparados de forma digna”, disse.

Nesse contexto, o deputado também solicitou por meio da Indicação nº 18.698/2011 a criação do Instituto do Idoso. A ideia é promover a integração da população idosa, oferecendo atividades lúdicas e culturais promovidas por profissionais de áreas diversas, que reforcem sua capacidade de se incluir na sociedade.

De forma detalhada, a gestora do Fundo Municipal do Idoso da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Maria Constança, falou que a iniciativa procura promover e defender os direitos dos idosos da cidade de Salvador, além de atuar de forma colaborativa e sintonizada com o poder público e entidades afins. A gestora também afirmou que o prefeito ACM Neto assinará Decreto de Regulamentação do Fundo Municipal da Pessoal Idosa. “Estamos trabalhando com o olhar focado nos idosos para motivar e fazer acontecer em torno de políticas públicas para eles que tanto fizeram para o nosso Brasil”, disse.

Por iniciativa de Arimateia, Assembleia da Bahia promove sessão pelo Dia do IdosoA presidente do Conselho do Idoso na “Princesa do Sertão”, Cacilda Miranda da Silva, falou que este ano várias conquistas foram alcançadas no setor do idoso no município. Segundo ela, já foi implantado o Fundo Municipal do Idoso, um consultório de geriatria, como também a Política Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. “Avançamos em 2017 e queremos recursos para continuar o nosso trabalho. Aproveito esse momento para pedir o maior engajamento dos demais deputados”, pontuou.

Durante a cerimônia, cerca de dez idosas do Abrigo Dom Pedro II, realizaram duas apresentações, uma musical e outra de dança.

Também esteve presente na sessão especial, representando o governo do estado da Bahia, a coordenadora da Coordenadoria Estadual do Idoso da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Célia Maria Ribeiro; a gerente do Abrigo Dom Pedro II, Valéria Carvalho; o presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev), Marcos Barroso; e representando o coordenador do Grupo Calebe, os líderes Nailton e Raimundo Nunes da Cruz.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend