Por iniciativa de Alan Rick, MEC apresenta mudanças no Enem 2017

Prova será aplicada em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Medida vai beneficiar sabatistas

Publicado em 13/3/2017 - 00:00

Prova será aplicada em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Medida vai beneficiar sabatistas


Brasília (DF) –
O deputado federal Alan Rick (PRB-AC) comemorou a notícia de que o Ministério da Educação (MEC) alterou as datas da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Agora serão dois domingos seguidos: 5 e 12 de novembro, e não mais no dia de sábado, como vinha ocorrendo. Com a mudança, estudantes que seguem religiões sabatistas – aqueles que guardam o sábado, como adventistas e judeus.

“Sou muito grato ao Ministro Mendonça Filho por ter acatado a solicitação que fizemos, e parabenizo o deputado Moisés Diniz por ter sido o autor do pedido”, afirma Alan que, juntamente com a bancada do Acre, esteve no MEC em fevereiro apresentando o pedido para essa mudança.

Em nota divulgada pelo MEC, um dos motivos para a alteração da data de realização do exame para os domingos é justamente atender aos candidatos sabatistas. Todos os anos eles entram no local de prova às 13h (horário de Brasília) e ficam isolados em uma sala até as 19h, quando começam o exame. No Acre, por exemplo, por causa do fuso horário, o tempo de espera é de 9 horas.

“O que nós da bancada acriana fizemos foi pedir ao ministro para que o MEC buscasse mecanismos que pudesse permitir que os direitos desses candidatos fossem respeitados. E foi isso que eles fizeram”, completa Alan Rick.

O MEC explicou que, de acordo com o Inep, a aplicação da prova após o horário faz com que cada candidato sabatista custe para o governo R$ 16,39 a mais do que os demais participantes, devido às despesas extras trazidas pela aplicação do exame à noite no sábado. No Enem 2016, os 76 mil sabatistas que fizeram a prova acarretaram um gasto de aproximadamente R$ 646 mil. A mudança garante também uma conquista em respeito ao direito à liberdade religiosa prevista na Constituição.

Texto e foto: Charlene Carvalho / Ascom – deputado federal Alan Rick

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend