Por indicação de Roberto Alves, Mauricio de Sousa recebe a Medalha de Mérito Legislativo 2015

Cartunista receberá a medalha pelo livro infantil “O Pequeno Grande Doador”.

Publicado em 17/11/2015 - 00:00

Por indicação de Roberto Alves, Mauricio de Sousa recebe a Medalha de Mérito Legislativo 2015
Cartunista receberá a medalha pelo livro infantil “O Pequeno Grande Doador”, ilustrado por ele, em solidariedade ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GAAC) de São José dos Campos.

 

Brasília (DF) – Mauricio de Sousa, que completou 80 anos no último dia 27 de outubro, um dos maiores desenhistas e mais famoso escritor de histórias em quadrinhos do Brasil, receberá no dia 18 de novembro a maior honraria da Câmara dos Deputados, a Medalha de Mérito Legislativo. A indicação para o prêmio foi procedida pelo deputado federal Roberto Alves (PRB-SP).

“Mauricio de Sousa é um dos brasileiros mais influentes e de grande contribuição para a infância brasileira. Sua obra, difundida por seus personagens povoam a imaginação e auxiliam na formação da cidadania crianças, jovens e adultos há mais de meio século. É uma honra poder homenageá-lo por meio de nosso mandato”, afirmou o deputado.

O cartunista receberá a medalha pelo livro infantil “O Pequeno Grande Doador”, ilustrado por ele, em solidariedade ao Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GAAC) de São José dos Campos.

Segundo Alves, o livro estimula a doação de medula óssea e traz o primeiro personagem infantil em tratamento oncológico. Escrito pelo jornalista Fabrício Correia, a obra tem todos os recursos arrecadados com sua venda para o hospital oncológico do GAAC, que atende crianças de 39 municípios no Estado de São Paulo. “A sensibilidade de Maurício de Sousa e o texto leve que incentiva a doação de órgãos desde a infância, além da nobre causa de arrecadar recursos para o hospital do GAAC, credenciam a obra para a homenagem como forma, inclusive, de inspirar novos projetos em todo o Brasil”, disse.

Criador da “Turma da Mônica” e presidente da Mauricio de Sousa Produções, conquistou grande parte do mercado brasileiro na área de quadrinhos ao longo de sua trajetória de 50 anos. Mauricio, possui um dos maiores estúdios de desenho e animação do mundo. Já escreveu mais de 300 livros, criou quase 400 personagens, que já venderam mais de 1 bilhão de revistas e estão presentes em cerca de 50 países.

“Desde pequeno eu leio quadrinhos. Assim como estimularam minha vontade de conhecer outras obras, são responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A Câmara representa o povo e o povo brasileiro ama Mauricio de Sousa”, acredita o republicano.

Criada em 1983, a “Medalha Mérito Legislativo” destina-se a distinguir e condecorar autoridades, personalidades, instituições ou entidades, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Os agraciados com esta Medalha escrevem seu nome em certo momento da história do País pela realização de trabalho alvo de repercussão e admiração do povo brasileiro.

Roberto Alves também é autor do projeto de lei 1171/2015 que transforma o município de Santa Isabel, terra natal de Mauricio de Sousa, na Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos. O projeto foi aprovado em setembro pela Comissão de Cultura e está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça.

“Na legislatura anterior, quando deputado, aprovei nesta Casa o projeto que transformou Taubaté, na Capital Nacional da Literatura Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato, agora é a vez de Santa Isabel perpetuar a obra deste grande brasileiro”, finalizou Roberto Alves.

A cerimônia para outorga da Medalha do Mérito Legislativo ocorrerá no dia 18 de novembro, às 10h, no Plenário Ulisses Guimarães, Câmara dos Deputados.

Texto: Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend