Popó cobra pagamento da Bolsa Pódio para atletas

Republicano defende atletas brasileiros em audiência na Câmara

Publicado em 7/11/2013 - 00:00

Popó cobra pagamento da Bolsa Pódio para atletas
Republicano defende atletas brasileiros em audiência na Câmara

Brasília (DF) – “O Brasil não é apenas o país do futebol”, afirmou o deputado republicano Acelino Popó (PRB-BA) durante audiência pública para discutir a valorização do Boxe Olímpico Brasileiro e o planejamento para as Olimpíadas de 2016. O debate realizado, na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados contou com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro Silva e do Gerente Geral de Performance Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, Jorge Bichara.

O parlamentar criticou o não cumprimento da Bolsa Pódio que se destina a premiar atletas olímpicos e paraolímpicos ranqueados entre os 20 primeiros do mundo em suas modalidades. “A Bolsa Pódio está inserida no programa Bolsa Atleta, que terá 1 bilhão para todo ciclo olímpico. Não podemos perder nossos atletas do boxe pelo não cumprimento da liberação deste recurso”, reivindicou.

Popó informou que está lutando pelo cumprimento do auxílio aos atletas do Bolsa Pódio, inclusive com o pagamento retroativo, desde a conquista das medalhas nas olimpíadas de 2012. “Nossa próxima ação é visitar o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com o objetivo de resolver diretamente este problema, já que hoje nenhum representante do ministério pôde comparecer hoje nesta audiência. Sabemos que o custo de um atleta é alto, mas a falta de investimentos em esporte pode se tornar mais cara para o País quando perdemos os jovens para a criminalidade e as drogas”, completou o deputado.

Na avaliação de Jorge Bichara, o trabalho de atletas profissionais requer investimentos altos e um trabalho intenso de prospecção de jovens. “Nossa expectativa é de que as Olimpíadas de 2016 tragam novos ídolos para o esporte nacional e torne o mercado esportivo brasileiro ainda mais competitivo. No entanto, estudos recentes revelaram que os jovens estão pedindo mais tablets de presente de Natal do que bicicletas. Esse é um exemplo simples de que os jovens estão se afastando do esporte. Não podemos deixar de cobrar mais investimentos para incentivá-los a lutar profissionalmente”, ponderou o Gerente Geral de Performance Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro – COB.

O presidente da Confederação Brasileira de Boxe também cobrou agilidade no pagamento do Bolsa Pódio. “Já perdemos o lutador Yamaguchi e não queremos perder Esquiva”, afirmou Mauro Silva.

Por Mônica Donato – Ascom Liderança do PRB na Câmara dos Deputados
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend