Pescadores de Guarujá debatem restrições ao exercício da profissão em Brasília

A pedido do deputado Marcelo Squassoni, comitiva foi recebida na Secretaria Nacional da Pesca para reivindicar diminuição da distância mínima da costa para trabalhar

Publicado em 29/4/2018 - 00:00

Pescadores de Guarujá debatem restrições ao exercício da profissão em Brasília
A pedido do deputado Marcelo Squassoni, comitiva foi recebida na Secretaria Nacional da Pesca para reivindicar diminuição da distância mínima da costa para trabalhar

Brasília (DF) – Por articulação do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP), mais um passo foi dado na luta dos pescadores de todo o Litoral Paulista pela diminuição da distância mínima da costa para a prática da pesca artesanal. Squassoni recebeu em Brasília, nesta quarta-feira (25), uma comitiva de pescadores artesanais de Guarujá, que, junto com o vereador Sérgio Santa Cruz (PRB), apresentaram o pleito diretamente ao Diretor do Departamento Nacional de Registro, Monitoramento e Controle da Pesca, Mário José Rodrigues Palma. Na reunião, ficou acertada a realização de uma audiência pública para discutir o assunto em Guarujá já nas próximas semanas.

O grupo expôs farta documentação em defesa da alteração do artigo 6º da resolução normativa nº 12 – editada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em 2012 e em vigor desde então – que proíbe a pesca de emalhe por embarcações motorizadas até a distância de uma milha náutica a partir da linha de costa. Os pescadores artesanais defendem que a norma tem sido um entrave para a atividade pesqueira e, assim, requerem alterar a distância mínima exigida, de uma milha para 600 metros.

De acordo com o vereador Sérgio Santa Cruz, um barco de pequeno porte não pode alcançar a distância de uma milha requerida pela norma vigente, por questões de segurança náutica e para garantir a proteção dos próprios pescadores. Diante dos argumentos apresentados, o grupo já obteve retorno positivo por parte do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que sinalizou que existe, de fato, a preocupação por parte da Secretaria Nacional da Pesca a respeito das dificuldades enfrentadas pelos pescadores do Litoral Sul e Sudeste do País, contemplados pela normativa.

“O deputado federal Marcelo Squassoni prontamente atendeu ao nosso pedido e nos recebeu em Brasília junto com uma comissão de pescadores que representam os cerca de 40 mil trabalhadores do setor em todo o Estado, que estão sendo diretamente prejudicados pela normativa”, disse o vereador, em tom de agradecimento.

Audiência Pública

Agora, o deputado Marcelo Squassoni organiza ampla audiência pública, em Guarujá, a ser realizada já nas próximas semanas, para que os pescadores possam discutir o assunto com o Secretário Nacional da Pasta, Dayvson Franklin. A audiência reunirá representantes de diversas associações de pescadores e entidades do setor de todo o Litoral Paulista.

“A definição da audiência pública a partir desta reunião é um resultado bastante positivo. Será um espaço para o amplo debate e apresentação de todas as linhas de pensamento. Será muito mais fácil, a partir disso, chegar a um consenso”, avalia Squassoni. “Trata-se de uma reivindicação justa e necessária, na medida em que atinge diversas comunidades caiçaras que têm na atividade pesqueira significativa fonte de subsistência para suas famílias”, completa o deputado.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend