Pedro Chaves consegue a inclusão da educação alimentar nas escolas

Tema que tem como principal objetivo diminuir a obesidade infantil fará parte das disciplinas de ciências e biologia

Publicado em 20/4/2018 - 00:00

Pedro Chaves consegue a inclusão da educação alimentar nas escolas
O tema que tem como principal objetivo diminuir a obesidade infantil fará parte das disciplinas de ciências e biologia

Brasília (DF) – O senador Pedro Chaves (PRB-MS) conseguiu mais uma vitória para o ensino brasileiro. Texto substitutivo dele ao Projeto de Lei da Câmara (PLC 102/2017) que trata da inclusão da educação alimentar e nutricional nos currículos dos ensinos fundamental e médio, foi aprovado no Plenário do Senado.

O tema que tem como principal objetivo diminuir a obesidade infantil fará parte das disciplinas de ciências e biologia. As novas regras entram em vigor 180 dias depois da sanção do projeto.

Para Pedro Chaves, o tema é de grande importância nos tempos atuais, em que adultos com pouca formação ou com hábitos alimentares inadequados terminam por reforçar o interesse de crianças e adolescentes por uma dieta pouco nutritiva. “O acesso das crianças e adolescentes à alimentação não ocorre só no âmbito familiar, mas em muitos espaços sociais, e muitas vezes sem orientação. E, mais que isso, às vezes, adultos com hábitos inadequados acabam reforçando o interesse deles nas dietas pouco nutritivas”, alertou.

Ainda segundo o senador, o resultado da má alimentação tem sido o aumento da obesidade entre os jovens, causando outros problemas como diabetes e problemas cardíacos, além de consequências negativas para a autoimagem e o bem-estar. “Mesmo se considerarmos que a obesidade não está sempre associada a fatores alimentares, podendo ter causas genéticas ou relacionadas a estilos de vida e metabolismo, controlar o fator alimentação é importante para qualquer pessoa. Alimentação não é só fonte de energia, é também saúde, prazer, alegria e sociabilidade”, finalizou o senador.

Currículo

São disciplinas obrigatórias do ensino básico: português, matemática, “conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil” (ciências e estudos sociais), além de arte e educação física. Entre os conteúdos transversais previstos, estão: direitos humanos e prevenção à violência contra crianças e adolescentes, estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.

A partir do sexto ano do ensino fundamental é ofertada a língua inglesa. Os currículos têm uma base nacional comum, que é complementada por uma parte diversificada, de acordo com características regionais e locais.

Texto e foto: Ascom – senador Pedro Chaves

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