Pedro Chaves apresenta projeto de lei para revitalização da Bacia do Taquari

Pedro Chaves apresenta projeto de lei para revitalização da Bacia do Taquari

A Bacia hidrográfica do Rio Taquari é um dos maiores leques aluviais do mundo e representa 36% da área do Pantanal

Brasília (DF) – O senador Pedro Chaves apresentou projeto de lei para a recuperação da bacia hidrográfica Taquari, em Mato Grosso do Sul. A proposta é baseada em estudos da Embrapa Pantanal que apontam aumento no assoreamento do rio nas últimas quatro décadas, causadas principalmente pela ausência de legislação e pela intensificação da agricultura e desenvolvimento econômico da região.

Com isso, Pedro Chaves propõe a elaboração de normas gerais para a revitalização da bacia hidrográfica do Rio Taquari, que é um dos maiores leques aluviais do mundo e representa 36% da área do Pantanal.

“A rápida e desordenada expansão da atividade agropecuária, teve seu início em meados da década de 70. Em 1977, as lavouras e pastagens cultivadas ocupavam apenas 3,4% da Bacia do Alto Taquari. Já em 2000, as áreas ocupadas pela agropecuária correspondiam a 61,9% da superfície da Bacia, sendo que as pastagens cultivadas recobriam 54,8% das terras da alta bacia. Essas áreas são as mais castigadas pela erosão, devido ao manejo inadequado das pastagens, não adoção de práticas de conservação de solo, desmatamento indiscriminado nos topos de morros e remoção da mata ciliar”, explicou o senador.

Devido a degradação da bacia, de acordo com estudos, o prejuízo para a pecuária bovina do Pantanal, entre 1970 a 2003, foi estimado em R$ 1,245 bilhões. Para os governos estadual e federal, a arrecadação de tributos nesse período sofreu redução da ordem de R$ 78,4 milhões.

Dentre várias medidas para a revitalização da Bacia do Taquari, o projeto de lei prevê incentivo econômico por serviços ambientais associados à melhoria da qualidade e da quantidade dos recursos hídricos nas sub-bacias hidrográficas, investimento em saneamento básico na região, recuperação da cobertura vegetal e ações de fiscalização e monitoramento ambiental da poluição e assoreamento.

“Experiências semelhantes têm sido desenvolvidas êxito nessa mesma perspectiva, a exemplo dos rios São Francisco e Parnaíba, cuja abordagem desde a bacia hidrográfica começa a acenar para resultados favoráveis. Por sua importância para a planície pantaneira, o rio Taquari merece tratamento similar, em que sua bacia seja vista em conjunto e receba as ações necessárias com vistas a sua sustentabilidade ambiental, econômica e social”, comentou Pedro Chaves.

Texto e foto: Ascom – senador Pedro Chaves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.