Pacientes poderão ter acesso aos valores pagos pelo SUS por internação na PB

De iniciativa do deputado estadual Jutay Meneses, Projeto de Lei nº 1.813/2018 visa garantir transparência aos gastos públicos com saúde

Publicado em 21/6/2018 - 00:00

Pacientes poderão ter acesso aos valores pagos pelo SUS por internação na PB
De iniciativa do deputado estadual Jutay Meneses, Projeto de Lei nº 1.813/2018 visa garantir transparência aos gastos públicos com saúde

João Pessoa (PB) – A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o Projeto de Lei nº 1.813/2018, apresentado pelo deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), que obriga os hospitais públicos e privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer ao paciente, quando solicitado e após a alta hospitalar, cópias dos documentos de todas as despesas oriundas de sua internação suportadas pelo SUS, as quais deverão ser discriminadas por itens.

De acordo com o deputado, os hospitais privados conveniados ao SUS que não atenderem à determinação ficarão sujeitos à autuação e multa de R$ 4.789,00. Para Jutay, existe a necessidade e urgência de regras que obriguem a transparência num momento de tanta corrupção e tamanhos cortes nas verbas públicas para a área da saúde.

O republicano destacou que outro aspecto importante no que tange a constitucionalidade da propositura é sem dúvida vir ao encontro das garantias fundamentais inseridas em nossa Constituição Federal, Lei da Transparência, bem como, dos Princípios Norteadores do SUS, mais especificamente da Cartilha do Usuário do SUS que afirma ser direito de todo usuário o conhecimento das informações sobre os custos das intervenções das quais se beneficiou.

“A ausência de informações acerca dos custos padronizados e apurados pelos hospitais credenciados ao SUS deve ser observado como fator crítico de ineficiência do setor. Por isso apresentamos essa propositura na Assembleia Legislativa da Paraíba”, afirmou Jutay.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend