Ossesio Silva solicita aumento do policiamento nas estações do BRT

Deputado alerta que os passageiros estão assustados com a onda de violência e insegurança

Publicado em 16/11/2017 - 00:00

Ossesio Silva solicita aumento do policiamento nas estações de BRT
Deputado alerta que os passageiros estão assustados com a onda de violência e insegurança

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) solicitou o aumento do policiamento nas estações do BRT na Região Metropolitana do Recife. As cidades contempladas são Recife, Olinda, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima e Igarassu, onde ficam localizados os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste.

O parlamentar ressaltou que os passageiros estão assustados com a onda de violência e insegurança. “Os constantes assaltos e depredações nas estações do BRT têm assustado quem usa esse tipo de transporte. As investidas dos criminosos são cada vez mais violentas, colocando em risco a vida dos usuários”, frisou.

Ossesio também destacou a importância de melhorar a segurança no estado. “O reforço imediato no policialmente é fundamental para garantir o bem-estar de cada cidadão. No BRT, vêm ocorrendo assaltos à mão armada, furtos, abusos, dano ao patrimônio e agressões. A sociedade clama por uma segurança pública mais eficaz e presente”, disse.

O sistema beneficia 500 mil usuários diariamente, os modelos de ônibus, do BRT (Bus Rapid Transit) Via Livre, são equipamentos que possuem um espaço maior do que os veículos convencionais e podem transportar de 140 a 160 passageiros.

Diagnóstico atual do BRT

Dados do Consórcio Grande Recife revelam um número preocupante: de um total de 37 estações em funcionamento nos dois corredores de transporte, 31 já apresentam algum dano, ou seja, 83,8%. Segundo o consórcio, as estações do corredor Norte/Sul e do Leste/Oeste já sofreram atos de depredação. Os registros apontam principalmente vidros quebrados, além de pichações e quebras de quadro de aviso. R$ 2 milhões foi o custo de construção de cada estação e R$ 20 mil é o custo para manter cada estação em operação.

Violência nos ônibus e estações do BRT

Tanto dentro das estações, como no arredores a violência vem ocorrendo com frequência. A maior parte da violência registrada no BRT é contra os passageiros. Em 2016 foram 1.916 assaltos. De janeiro a outubro de 2017, foram 3.376 assaltos.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – PRB Pernambuco
Foto: Jacqueline Calazans

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend