Ossesio Silva repudia caso de racismo contra jogador brasileiro na Europa

Deputado destaca que racismo é crime e não deve ficar impune

Publicado em 21/2/2017 - 00:00

Ossesio Silva destaca que racismo é crime e não deve ficar impune


Recife (PE) –
O deputado estadual Ossesio Silva (PRB), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, repudiou o episódio em que o meio-campista brasileiro Everton Luiz, do Partizan Belgrado, deixou o campo chorando após ser alvo de racismo por parte da torcida do Rad Belgrado, neste domingo (19), durante jogo válido pelo Campeonato Sérvio. Sempre que Everton pegava na bola, torcedores do clube rival faziam sons de macaco, em clara referência ao racismo. A partida também chegou a ser interrompida por alguns minutos após fãs do Rad abrirem uma bandeira insultando o brasileiro, que venceu a Copa da Sérvia no ano passado com o Partizan.

“Torcedores que vão ao campo de futebol, e cometem delitos como este devem ser afastados do campo. O futebol é capaz de unir as nações e os povos. O esporte salva vidas, que desvia crianças do caminho das drogas, que representa uma oportunidade de um futuro melhor para milhares de famílias carentes espalhadas pelos diversos países do mundo. Mas, em pleno século XXI, alguns indivíduos ainda insistem em manchar a beleza do esporte com ações racistas. Espero que atos como esse não fiquem impunes” disse Ossesio Silva.

O deputado se solidarizou com o jogador Everton Luiz Mário. “Ele é esportista, um jogador profissional, que merece respeito. Infelizmente, ainda existe essa cultura racista que julga o caráter das pessoas pela cor da pele e no futebol sérvio já teve outros episódios de racismo nos últimos anos, incluindo cantos da torcida contra jogadores negros da Inglaterra em um jogo entre as duas seleções na categoria sub 21, há cinco anos” destacou.

Brasileiro chocado

“Não consegui conter as lágrimas ao enfrentar insultos racistas das arquibancadas durante os 90 minutos”, disse Everton Luiz à imprensa local. “Fiquei ainda mais chocado com a atitude dos jogadores adversários que, em vez de acalmar as coisas, apoiaram esse comportamento”, disse.

“É um retorno à realidade do futebol sérvio”, disse o técnico do Partizan, Marko Nikolic, pedindo punição severa aos torcedores envolvidos no ato.

Fonte: IG com informações da Ascom – PRB Pernambuco
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend