Ossesio Silva reivindica novas unidades do Lafepe para municípios de PE

Objetivo é levar melhoria para a comercialização de medicamentos de fabricação própria, além de genéricos e similares adquiridos de fornecedores selecionados

Publicado em 3/5/2017 - 00:00

ossesio-silva-prb-reivindica-novas-unidades-do-lafepe-em-municipios-de-pe-foto-jacqueline-calazans-03-05-17
Objetivo é levar melhoria para a comercialização de medicamentos de fabricação própria, além de genéricos e similares adquiridos de fornecedores selecionados

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) reivindicou a implantação de novas unidades da farmácia do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe) para municípios da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão. O objetivo é levar melhoria para a comercialização de medicamentos de fabricação própria, além de genéricos e similares adquiridos de fornecedores selecionados. Além de medicamentos, reforçar a rede de farmácias que comercializam óculos da marca Lafepe.

“As solicitações tem por finalidade de atender a uma antiga reivindicação da população de diversas cidades pernambucanas, onde ainda não existe a farmácia do Estado. Principalmente diversas comunidades carentes, necessitam serem atendidas, para adquirir medicamentos e óculos de grau a preços populares. Os habitantes dessas localidades tem que se deslocar para outros municípios distantes, que possuem unidades do Lafepe”, ressaltou Ossesio Lopes.

A ampliação da rede farmacêutica do Estado, na avaliação do parlamentar republicano, vai contribuir para a melhoria da saúde dos pernambucanos.

Lafepe

Criado em 1965, para produzir medicamentos de qualidade e a baixo custo, o Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe) é uma sociedade de economia mista, com autonomia administrativa e financeira, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde. É, hoje, um dos três maiores laboratórios públicos do Brasil. Atualmente desenvolve, produz e comercializa medicamentos e óculos, atendendo às políticas públicas de saúde. O Lafepe dispõe de farmácias espalhadas por todas as regiões do Estado de Pernambuco.

Com capacidade de produção de 4 mil unidades por mês, a fábrica de óculos também atende à demanda de contratos firmados com prefeituras e do Projeto Boa Visão, viabilizado pelas secretarias estaduais de Educação e Saúde, focando em alunos e funcionários das escolas públicas. As lentes em resina são multifocais, bifocais e visão simples. Já as armações são trabalhadas em metal fechado, acetato e fio de nylon.

O Lafepe, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, iniciou em abril de 2001 o projeto de abertura de suas farmácias, visando à comercialização de medicamentos genéricos e similares produzidos pelo laboratório, ou adquiridos junto a outros fabricantes, com o intuito de ofertar esses produtos a preços inferiores aos praticados pelo mercado. Em algumas unidades, além de medicamentos, são comercializados óculos de grau.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Jacqueline Calazans

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend