Ossesio Silva reivindica debate contra o racismo no futebol em Pernambuco

Ossesio Silva reivindica debate contra o racismo no futebol em Pernambuco

“Existe lei contra o racismo, mas não há ninguém preso. Temos que debater”, disse Ossesio

Recife (PE) – Na última segunda-feira (10), o estádio de São Januário no Rio de Janeiro, foi palco de um debate sobre preconceito no esporte. O Vasco abriu as portas para a divulgação do Relatório da Discriminação Racial do Futebol em 2015, elaborado pelo Observatório da Discriminação Racial do Futebol. No estudo, foram identificados 41 casos de discriminação no Brasil: 37 no futebol e quatro em outros esportes.

Seguindo o exemplo dos cariocas, para reforçar o combate à discriminação racial em Pernambuco, o deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) solicitou ao Governo do Estado e a Federação Pernambucana de Futebol, a realização da mesa de debates sobre o combate à discriminação racial nos clubes e estádios de futebol no estado. “Iniciativas como essas tem que existir em todos os estados do nosso país. O caso de racismo é noticiado, gera repercussão, mas não encontramos informações das punições. Existe lei contra o racismo, mas não há ninguém preso. Temos que debater. O pior a se fazer é o silêncio, todos precisam lutar contra este tipo de acontecimento. Defendemos e acreditamos que os clubes de futebol prezam pela paz e pelo futuro do esporte. Atos como casos de racismo nos estádios são frutos de atitudes individuais e isoladas, que não condizem com a grandiosidade dos clubes pernambucanos”, justificou Ossesio.

A ação tem por objetivo conscientizar a população pernambucana de que racismo é crime. Fatos como o do torcedor do Clube Náutico Capibaribe que foi flagrado imitando um macaco para ofender a torcida adversária, durante o jogo Sport x Náutico, no domingo (28/02), provocou uma manifestação de repúdio do deputado. “Enquanto não punirmos exemplarmente os que infringem a Lei, cenas como essa vão se repetir. É inaceitável que em pleno século XXI tenhamos que ver cenas como essa. Racismo é crime e espero que atos como esse não fiquem impunes”, disse o deputado.

Ossesio Silva elogiou a postura da diretoria dos clubes envolvidos no episódio. “O Sport tomou as devidas providências, registrando um boletim de ocorrência relativo ao caso. E quero parabenizar também o Náutico por ter feito uma nota de repúdio e se colocado à disposição da polícia para identificar o torcedor”, pontuou. O parlamentar do PRB também destacou o objetivo da mesa de debates entre os órgãos governamentais, os clubes e a Federação, para enfrentar esses casos de racismo no futebol. “Essa ação vai mexer com a sensibilidade das pessoas. É um absurdo no meio esportivo vivermos situações de preconceito racial”, disse.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Jacqueline Calazans

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!