Ossesio Silva recebe visita do cônsul do Japão para tratar de parcerias em PE

ossesio-silva-prb-recebe-visita-do-consul-do-japao-para-tratar-de-parcerias-em-pe-foto-cedida-29-03-17

Os programas de auxílio oferecidos pelo governo japonês a países em desenvolvimento, por intermédio dos consulados, foi um dos assuntos tratados no encontro

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, recebeu em seu gabinete a visita do cônsul do Japão no Recife, Yasuhiro Mitsui.

Foram discutidos na reunião parcerias entre o Japão e Pernambuco e a situação da comunidade japonesa no Estado. Os programas de auxílio oferecidos pelo governo japonês a países em desenvolvimento, por intermédio dos consulados, também foram tratados no encontro.

O deputado se interessou e ressaltou que vai elaborar projetos para buscar melhorar o intercâmbio entre os povos. “Por meio da comissão de Assuntos Internacionais, vamos melhorar a relação do povo japonês com o nosso Estado. A comunidade japonesa é muito forte, e os pernambucanos poderão conhecer melhor a cultura do Japão”, disse.

O cônsul japonês destacou que este é um dos pontos pelos quais o país oriental tem particular interesse, e que pretende aprofundar discussões visando intermediar as possibilidades de parcerias.

Imigração Japonesa

A imigração japonesa no Brasil teve início oficialmente em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou em São Paulo, trazendo 781 lavradores para as fazendas do interior paulista. Nos primeiros dez anos da imigração, aproximadamente quinze mil japoneses chegaram ao Brasil. Este número aumentou muito com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Pesquisas indicam que de 1918 até 1940, aproximadamente 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras. Os primeiros japonese a chegaram em Pernambuco foi em 1918. Porém, algumas famílias espalharam-se para outros cantos do Brasil como, por exemplo, agricultura no norte do Paraná, produção de borracha na Amazônia, plantações de pimenta no Pará, entre outras.

Atualmente, estima-se que haja mais de um milhão de nipo-brasileiros. Segundo pesquisa de 2016 publicada pelo IPEA, em um universo de 46.801.772 nomes de brasileiros analisados, 315.925 ou 0,7% deles tinham o único ou o último sobrenome de origem japonesa.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Jacqueline Calazans

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado distrital, Julio Cesar (PRB-DF):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3348-8101

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.