Ossesio Silva propõe fortalecimento do Programa Vida Nova em PE

“A ampliação do programa visa a redução do contingente de pessoas que vivem em situação de risco pessoal ou social”, disse o deputado do PRB

Publicado em 27/7/2017 - 00:00

Ossesio Silva propõe fortalecimento do Programa Vida Nova em PE
“A ampliação do programa visa a redução do contingente de pessoas que vivem em situação de risco pessoal ou social”, disse Ossesio Silva

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) solicitou, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, melhorias no Programa Vida Nova – Pernambuco Acolhendo a População em Situação de Rua, instituído pelo Decreto Estadual nº 30.874 de 10/10/2007 e que, através do Decreto Estadual n° 39.851 de 19/09/2013, passou a ser denominado de “Pernambuco Acolhendo a População em Situação de Risco e Rua”. 

O programa é um conjunto de serviços, ações e intervenções especializadas de proteção social especial de média e alta complexidade que contribuam para minorar os agravos sociais e o combate às violações de direitos voltados as pessoas que se encontram em situação de risco pessoal ou social e de rua.

“A ampliação do programa visa a redução do contingente de pessoas que vivem em situação de risco pessoal ou social, atendendo e cadastrando os usuários para inserção nas Unidades de Atendimento do Vida Nova e realizando encaminhamentos para a rede socioassistencial, visando principalmente o exercício da cidadania e a construção conjunta do projeto de vida do cidadão, para melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Ossesio.

O “Vida Nova” faz interface com diversos outros programas, como o “Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania”, sendo o único programa social de política pública do Governo do Estado de Pernambuco voltado para a população em situação de rua.

O Programa

Eixo Preventivo – Diálogo com a sociedade e serviços governamentais e não governamentais, identificando a problemática que envolve as pessoas em situação de rua, ressaltando a importância da participação de todos na reversão dessa condição.

Eixo Interventivo – Ação junto à população em situação de rua, buscando sensibilizá-la para a construção de um plano de intervenção, com intuito de oportunizar acesso às Unidades de Atendimento do Programa Vida Nova, serviços da Rede Sócio assistencial e demais políticas públicas.

Missão

Desenvolver atividades e ações que contribuam para o reconhecimento dos Direitos Humanos e para o exercício da cidadania, bem como a proteção social das pessoas em situações de risco pessoal ou social, prioritariamente os que se encontram em situação de rua.

Visão

Garantir os direitos de crianças, adolescentes, jovens e adultos e seus familiares em situação de risco pessoal ou social, prioritariamente os que se encontram em situação de rua, através de serviços, ações e intervenções especializadas com foco na Proteção Social Especial de Média Complexidade.

O programa oferece atendimento através das modalidades: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes em situação de risco e rua (CCA); Centro de Juventude Adolescente e Centro de Juventude Jovem e Adulto (CJ); Casa de Passagem e República, assegurando atendimento especializado para apoio, orientação, acompanhamento psicossocial e pedagógico e acolhimento.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Ascom – Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend