Ossesio Silva promove debate sobre o extermínio da juventude negra em Pernambuco

 

Recife (PE) – O extermínio da juventude negra em Pernambuco foi debatido em audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, na última segunda-feira (25). O evento foi solicitado pelo deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), membro da comissão. Como encaminhamento, o presidente do colegiado, deputado Edilson Silva (PSOL), propôs a realização de um seminário sobre o tema, que irá subsidiar a elaboração de um plano de ação.

O estado apresenta maior proporção de jovens negros assassinados em relação a jovens brancos, e ocupa o segundo lugar no ranking nacional de vulnerabilidade juvenil à violência. De acordo com o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade (2014), divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a chance de um jovem negro ser morto em Pernambuco é 11,5 vezes maior que a de um branco da mesma faixa etária. No ranking nacional, o Estado está atrás apenas da Paraíba (13,4).

Deputado Ossesio chamou a atenção para o fato de que o problema não é recente. “Precisamos nos unir para lograr êxito, porque essa luta é de longas datas. Pernambuco está acima da média nacional em caso de extermínio dos negros. É uma situação crítica e absurda”, disse o deputado republicano, que elogiou o debate e ressaltou a união como forma de juntar forças para enfrentar o problema. “Nós temos que nos unir, não importa a nossa religião, a nossa luta é pelo espaço que nós temos direito. Temos muitas leis, precisamos de mais ações”, completou.

O evento também contou com a presença da coordenadora estadual do PRB Igualdade Racial, Ilma Santos, que ressaltou o trabalho do movimento no estado. “Pernambuco carece de urgência na efetivação das politicas públicas que já existem”, disse. Além dela, a audiência teve a participação de Gilda Assis, membro da Comissão de Mulheres Negras da Região Metropolitana do Recife; Alersson Teixeira, presidente do Fórum de Juventude Negra; Jorge Arruda, coordenador do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR); Marta Almeida, coordenadora de políticas da Igualdade Racial do estado; José de Oliveira, coordenador do Movimento Negro Unificado (MNU) e autoridades locais.

Texto e foto: Ascom / deputado estadual Ossesio Silva
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!