Ossesio Silva homenageia Japão com “Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco”

Homenagem tem o objetivo de agraciar e estimular as iniciativas de nações amigas, além de estreitar laços entre os agentes consulares e o parlamento

Publicado em 26/4/2018 - 00:00

Ossesio Silva homenageia Japão com "Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco"
Homenagem tem o objetivo de agraciar e estimular as iniciativas de nações amigas, além de estreitar laços entre os agentes consulares e o parlamento

Recife (PE) – Por iniciativa do deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE), a Assembleia Legislativa de Pernambuco reconheceu as contribuições do Japão ao estado. A Casa Legislativa concedeu ao país o “Prêmio Internacional País Amigo de Pernambuco”, simbolizado por uma medalha e um diploma. A homenagem tem o objetivo de agraciar e estimular as iniciativas de nações amigas, que promovam o desenvolvimento do estado, além de estreitar laços entre os agentes consulares e o parlamento. 

Terceira economia mundial, o Brasil conta com a maior comunidade nipônica fora do território japonês: em torno de 1,9 milhão de pessoas, dos quais 30 mil estão em Pernambuco. “É a presença desta comunidade que é o alicerce da amizade destes dois povos que estão em pontos tão distantes do mundo” ressaltou o cônsul japonês no Recife, Jiro Maruhashi. Ele destacou que a representação diplomática no Recife, presente na cidade desde 1961, recuperou em 2018 o status de Consulado Geral, quando antes estava apenas como Escritório Consular. “Isso ocorreu em consideração ao potencial econômico do Nordeste”, explicou Maruhashi.

A Alemanha, uma das quatro maiores economias do planeta, instalou em 1868 o seu Consulado Geral no Recife, que representa vários estados do Nordeste, também recebeu o prêmio por indicação da deputada Roberta Arraes, que destacou a Alemanha como um importante destino do Programa Ganhe o Mundo, do governo estadual.

A homenagem da Alepe também incluiu apresentações musicais relativas a cada país. O Quarteto Encore executou o poema sinfônico “Idílio de Siegfried”, do compositor alemão Richard Wagner. Já o grupo de percussão japonesa Ren Taiko Recife, com apresentações nos estilos Kawasuji e Miyake.

Texto e foto: Ascom – Alepe
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend