Ossesio Silva destaca importância de ações em combate ao racismo

Em pronunciamento, deputado do PRB afirmou que o Dia da Consciência Negra é uma das datas mais emblemáticas do calendário brasileiro

Publicado em 23/11/2018 - 00:00

Ossesio Silva destaca importância de ações em combate ao racismo
Em pronunciamento, deputado do PRB afirmou que o Dia da Consciência Negra é uma das datas mais emblemáticas do calendário brasileiro

Recife (PE) – Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra foi tema do pronunciamento do deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE) na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Para o parlamentar, trata-se de “uma das datas mais emblemáticas do calendário brasileiro”, que deve ser aproveitada pela sociedade para considerar a respeito das violências históricas e recorrentes praticadas contra os negros no país.

“Venho propor que a sociedade, independente da cor da pele, faça hoje uma reflexão e tome novos caminhos em direção à harmonia social”, defendeu. Para Silva, este objetivo deve ser perseguido “com determinação, coragem e corações pacificados” na data e em todos os demais dias do ano.

O parlamentar falou, ainda, sobre a importância da cultura negra na composição da identidade nacional. “Todos nós, brasileiros, devemos entender que a diferença de cor deveria ser elemento de união, e não de separação”, afirmou, cobrando cooperação e solidariedade na luta por direitos e oportunidades iguais para todos.

Somaram-se a Silva, em apartes, os deputados Isaltino Nascimento, Tony Gel, Sílvio Costa Filho (PRB) e Odacy Amorim. “A data de hoje, que consagra um dos maiores líderes da nossa história – Zumbi dos Palmares –, foi conquistada graças à luta muito forte do movimento negro”, destacou Nascimento. “Zumbi dos Palmares travou batalhas importantes na busca da liberdade daqueles que não eram tratados como humanos”, acrescentou Tony Gel.

“O Brasil tem uma dívida histórica com o negro nas áreas da segurança pública, saúde, geração de emprego e, sobretudo, na oferta de oportunidades iguais”, disse Costa Filho. Por fim, Amorim citou as cotas raciais das universidades públicas como importante política inclusiva. “Os negros que tiveram esta oportunidade estão dando um show de conhecimento”, observou.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Ossesio Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend