Ossesio Silva defende abertura de consulados de países do Brics

Parlamentar destaca que o Brasil precisa aumentar o intercâmbio e as relações com diversos países, e o estado de Pernambuco, é o pioneiro dessa integração

Publicado em 4/10/2017 - 00:00

Ossesio Silva defende abertura de consulados de países do Brics
Parlamentar destaca que o Brasil precisa aumentar o intercâmbio e as relações com diversos países, e o estado de Pernambuco, é o pioneiro dessa integração

Recife (PE) – Os países do grupo Brics partilham uma visão política comum, que se baseia no respeito pelos interesses da integração e pelo direito internacional, acredita o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Ossesio Silva (PRB). A instalação de consulados de países do Brics está na pauta de prioridades do colegiado.

O Brics é um grupo de cooperação, atualmente composto por cinco países: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Ciente da importância da criação destes espaços para o estado de Pernambuco e para a região, o parlamentar vem trabalhando pela execução dessas reivindicações e destacou que uma das metas do colegiado é estreitar as relações com os consulados já existentes em Pernambuco, e atrair outros.

Ossesio destacou a importância da implantação dos consulados desse grupo de países para a região Nordeste do Brasil. “Tenho certeza que, no século XXI, uma ordem mundial justa seja somente possível caso sejam mantidos os diálogos baseado na confiança. Agrada-me o fato de que os países do Brics têm uma visão comum da política, baseada no respeito pela soberania nacional, pelos interesses nacionais de cada país e pelo direito internacional. O Brasil precisa aumentar o intercâmbio e as relações com diversos países, e o estado de Pernambuco, é o pioneiro dessa integração” disse.

O deputado também realçou que os países do bloco provam que “tal diálogo é possível e é uma alternativa significativa e importante para a diplomacia” ressaltou.

No estado de Pernambuco, apenas existe consulado da China, entre os países do Brics, o deputado Ossesio solicitou a instalação de consulados dos demais países do grupo. O parlamentar vem trabalhando pela execução dessas reivindicações, por meio da indicações. Os pleitos foram endereçados aos representantes do governo federal e estadual.

História 

O nome foi criado em 2001, quando o economista Jim O’Neill usou a sigla Bric para designar as economias que mais deveriam crescer no futuro. Na época, ele alertava que as economias emergentes cresceriam a taxas mais aceleradas do que as maiores economias do mundo. Na época, os PIBs dos BRIC, somados, equivaliam a 8% da economia global — hoje esse número chega a 22%. A África do Sul só se juntou ao grupo em 2011, quando a sigla foi atualizada para o Brics atual.

Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e as condições favoráveis que atualmente apresentam.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend