Ossesio Silva cobra construção de barragens na Mata Sul de Pernambuco

Republicano destaca que a chuva provocou vários estragos nas cidades da zona da mata Sul no final do mês de maio de 2017, situação que poderia ter sido evitada

Publicado em 11/4/2018 - 00:00

Ossesio Silva cobra construção de barragens na Mata Sul de Pernambuco
Republicano destaca que a chuva provocou vários estragos nas cidades da zona da mata Sul no final do mês de maio de 2017, situação que poderia ter sido evitada

Recife (PE) – O deputado estadual Ossesio Silva, líder do PRB na Assembleia Legislativa de Pernambuco, reivindicou por meio da indicação n° 10852/2018, ao Poder Executivo, a construção das barragens na Mata Sul do estado.

O republicano destaca que a chuva provocou vários estragos nas cidades da zona da mata Sul. “A falta de conclusão das obras pode colocar a população da região em risco, caso hajam novas cheias. E com a proximidade do inverno, o temor volta a aparecer”, destacou o parlamentar na justificativa da solicitação. A proposição foi aprovada por unanimidade pelo Legislativo.

Ossesio relata, ainda, que depois das enchentes de 2010, quando 57 mil pessoas ficaram sem casas, foi prometido a construção de cinco barragens para evitar inundações, mas sete anos depois, apenas uma ficou pronta. As outras não chegaram nem na metade da construção e estão com obras paradas.

Situação de cada barragem

A situação mais crítica é a barragem de Igarapeba, localizada em São Benedito do Sul, projetada para conter as águas dos rios Pirangi e Una. Com capacidade de armazenar 68 milhões de metros cúbicos, a barragem também seria usada para o abastecimento de municípios como Maraial, Jaqueira, Palmares, Água Preta, Barreiros e Catende.

O local tem apenas algumas estruturas de concreto e as casas de apoio do canteiro de obras já não existem mais janelas, portas e telhado. Nelas, estão vivendo as vítimas da enchente do distrito de Igarapeba.

Em Barra de Guabiraba, a barragem que leva o nome da cidade que foi planejada para conter as cheias no rio Sirinhaém e garantir o abastecimento das cidades de Barra de Guabiraba, Cortês, Ribeirão, Gameleira, Joaquim Nabuco e Sirinhaém. A única grande intervenção feita, a construção de um paredão de barro, foi destruído pela força da água na última chuva.

A barragem de Panelas II, a construção está cercada e vigiada por um segurança. A obra fica no município de Cupira, e quando pronta, deverá conter as enchentes nos rios Panelas, Pirangi e Una, beneficiando as cidades de Belém de Maria, Catende, Palmares e Cupira. O paredão de contenção foi construído, mas observando o local é notável que ainda há muito o que fazer.

Em Lagoa dos Gatos, a “Barragem de Gatos” foi projetada para conter enchentes nos rios Gatos, Pirangi e Una. Com as chuvas, um paredão de barro que havia sido levantado se rompeu e provocou a morte e duas pessoas, além da destruição da cidade de Belém de Maria.

Todas as quatro barragens iniciadas entre 2011 e 2012 e deveriam ter sido finalizadas em 2013. Das obras previstas apenas a barragem de Serro Azul, no município de Palmares, ficou pronta para a contenção do Rio Una.

Texto: Thiago Gouveia / Ascom – deputado estadual Ossesio Silva
Foto: Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend