Oliveira Filho cobra políticas públicas no combate à violência

02_05_13_atuacao01_pr_oliveira_filho_cobra_politicas_publicas

Para o deputado, o crescimento desordenado dos grandes centros gera incremento da criminalidade

Brasília (DF) – “A violência praticada com armas de fogo no Brasil chega a ser maior do que situações de conflito armado como as guerras do Golfo e do Afeganistão”, alertou o deputado Oliveira Filho (PRB-PR) ao conclamar a sociedade, membros da União, estados e municípios na luta contra a violência.

Na avaliação do parlamentar, o exemplo mais emblemático é o da Capital do país, que completou 53 anos no último dia 21 de abril, e que apesar de ter um dos maiores PIB do Brasil, registra números assombrosos acerca da violência e da desigualdade social. “Em contraste com a prosperidade da cidade que ganha força com altos salários do funcionalismo, a segunda maior favela do Brasil localiza-se a 30 km do Palácio do Planalto em Ceilândia, trata-se da Comunidade Sol Nascente, que possui 57 mil moradores e só perde o posto para a Rocinha, no Rio de Janeiro”, explicou.

Para o deputado, o crescimento desordenado dos grandes centros gera incremento da criminalidade. “Uma grande concentração humana não beneficiada pelas politicas públicas socioeconômicas, que sobrevive no entorno das cidades ricas, desequilibra todos os freios e contrapesos emanados do Estado, assim como impinge sofrimento à sociedade e desgasta os governantes. Tudo isso gera revolta social, que, por sua vez, faz florescer mais violência, cooperando para um círculo vicioso de desarmonias”, ponderou.

O deputado concluiu o discurso lembrando que é preciso haver uma ação coordenada entre a União, os estados e os municípios na elaboração de políticas públicas contra a violência. “Considerando as taxas de óbito por armas de fogo por 100 mil habitantes nas Unidades da Federação (UF) brasileiras/2010, o Distrito Federal foi a nona UF com o maior número de óbitos por armas de fogo. Os dados são preocupantes e exigem medidas emergenciais”, finalizou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!