Nordestinos que residem no Rio de Janeiro são homenageados por Rosangela Gomes

Emoção na sessão solene que comemorou os 20 anos do jornal “O Nordestino na Alerj”.

Publicado em 25/8/2014 - 00:00

Nordestinos que residem no Rio de Janeiro são homenageados por Rosangela Gomes
Emoção na sessão solene que comemora os 20 anos do jornal O Nordestino na Alerj.

 

Rio de Janeiro (RJ) – A emoção tomou conta durante a Sessão Solene que comemorou os 20 anos do jornal O Nordestino, órgão oficial da Feira de São Cristóvão, no plenário da Assembleia Legislativa, recentemente. A iniciativa da deputada estadual Rosangela Gomes (PRB-RJ) também homenageou a diversas personalidades que trouxeram o carisma nordestino para a cidade do Rio de Janeiro.

No evento foi ressaltada a superação das dificuldades e a vinda não somente dos nordestinos para o Rio de Janeiro, como também a de estrangeiros a exemplo do libanês naturalizado brasileiro Kamal Kalaoun, e do português José Morais, conhecido como Sangue Bom da Barão. Eles também dividem o amor pela Feira de Tradições Nordestinas, presidida por Antônio Helismar, agraciado na cerimônia com o Diploma Cristo Redentor pela gestão competente do ponto turístico e espaço da memória da cultura nordestina.

Nordestinos-que-residem-Rio-Janeiro-homenageados-Rosangela Gomes-foto-mariana-ramos-003“Reconhecemos o que quem visita o nordeste encontra: um povo acolhedor e carinhoso. E vocês, na Feira de São Cristóvão, trazem um pouco dessa região do Brasil até nós e também nos recebem da melhor maneira possível”, discursa Rosangela Gomes.

O Sangue Bom da Barão José Morais, ao ser chamado, foi aclamado pelos comerciantes da feira, parentes, amigos e pelo presidente da Saara, Ênio Bittencourt.  “Mas o senhor está com uma torcida grande aqui, hein”, brincou a deputada. Morais agradeceu aos pais e lembrou que ficariam orgulhosos em vê-lo agora , enquanto Kalaoun afirmou que o coração saltitava de alegria e assegurou às pessoas presentes e à parlamentar que jamais vai decepcioná-los.

Potiguar da cidade de Canguaretama, José Carvalho, conhecido na Feira como Zé do CD, tem a preocupação de valorizar os artistas, e coloca à venda apenas produtos originais. Ele também recebeu o Título de Cidadania do Estado e tinha escrito um discurso, mas trocou o papel e improvisou na hora, declarando sua gratidão à família, aos filhos e aos amigos que fez na cidade onde mora desde criança.

Nordestinos-que-residem-Rio-Janeiro-homenageados-Rosangela Gomes-foto-mariana-ramos-002Também homenageado, o colunista de O Nordestino, o jornalista Edmilson Ventura lembrou que o diploma que recebeu leva o nome de um nordestino ilustre: Barbosa Lima Sobrinho. Como também, o cearense nascido em Cratéus, Gilberto Costa que se mudou para o Rio há mais de 40 anos. Com uma filha e quatro netos, é jornalista, radialista, compositor, educador e conselheiro tutelar. Compôs cerca de 200 músicas e uma delas foi gravada por Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

Para finalizar, o repórter fotográfico de O Nordestino, Rubens Leite, também foi homenageado. Ele é da Paraíba, jornalista, radialista, produtor de programas de rádio e TV e âncora do Programa Conexões Nordeste, veiculado pela TV NGT – canal 26, teve o trabalho reconhecido com o Diploma Barbosa Lima Sobrinho de Jornalismo.

Texto:: Ascom – deputada estadual Rosangela Gomes
Edição Jamile Reis – Agência PRB Nacional
Fotos: Mariana Ramos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend