“Não se mexe naquilo que não nos pertence”, afirma Russomanno em audiência para debater a crise nos fundos de pensão

“Não se mexe naquilo que não nos pertence”, afirma Russomanno em audiência para debater a crise nos fundos de pensão

Celso Russomanno debateu com aposentados, beneficiários e representantes da Previdência Social e Previc a crise nos fundos de pensão.

 

Brasília (DF) – Por sugestão do deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara realizou audiência pública, nesta quarta-feira (8), para debater a crise em alguns fundos de pensão que estão deficitários. O debate contou com a participação de aposentados, beneficiários, representantes das entidades, do Ministério da Previdência Social e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Russomanno considera a situação preocupante e apoia os aposentados. “O dinheiro da previdência não é do governo e nem de quem administra os fundos de pensão. É do trabalhador que contribuiu durante toda sua vida. Não se mexe naquilo que não nos pertence. Os gestores são responsáveis pela administração desses recursos e serão responsabilizados, na forma da lei, pela má gestão”, disse o parlamentar.

celso-russomanno-prb-audiencia-publica-crise-fundos-pensao-foto-douglas-gomes-09-07-15-02Jaime Mariz de Faria Junior, da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), afirmou que o sistema é “solvente” e que a questão do déficit é temporária. “Quando a economia encontra-se estável a tendência é ser superavitária, mas estamos passando por uma crise econômica. O patrimônio dos fundos de pensão tem reservas que superam em 7% o pagamento dos beneficiários. Existem problemas pontuais que serão resolvidos em breve”, informou.

O advogado Luiz Cazetta, representante dos beneficiários da Funcef, discorda. Para ele, há um desvio de conduta e o custo da má gestão está sendo repassado para os trabalhadores. “O problema é de governança, mas o déficit será repartido com os funcionários. Eles vão pagar, de novo, por aquilo que já pagaram? No âmbito de entidades fechadas, em especial de planos de benefícios definidos, a preocupação central da gestão deve ser minimizar os riscos e não maximizar os lucros”, criticou.

celso-russomanno-prb-audiencia-publica-crise-fundos-pensao-foto-douglas-gomes-09-07-15-03A aposentada Maria Eutália Ferreira dos Santos, beneficiária do fundo de pensão dos Correios (Postalis), também não concorda com o repasse do prejuízo para os trabalhadores. “Sou de Minas Gerais e fiz questão de estar presente nesta audiência, mas confesso que acho vergonhosa e constrangedora essa situação. Fomos obrigados a contribuir com o Postalis desde que ele foi criado. Agora que estou na fase de usufruir o benefício, terei que pagar novamente? Isso não é justo”, lamentou.

Na avaliação de Russomanno, sendo a comissão integrante do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e amparada no que estabelece o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é possível buscar mecanismos legais para que estes aposentados e contribuintes possam ter seus direitos preservados. “Esses administradores terão que responder se a gestão dos recursos dessas entidades foi feita de maneira correta”, finalizou.

Texto: Mônica Donato / Ascom Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!