MP 789: aprovada emenda de Cleber Verde que beneficia municípios impactados pela mineração

A sugestão do parlamentar é destinar 10% dos royalties da mineração aos municípios impactados pela atividade, uma promessa antiga feita aos prefeitos que integram o Comefc

Publicado em 26/10/2017 - 00:00

A sugestão do parlamentar é destinar 10% dos royalties da mineração aos municípios impactados pela atividade, uma promessa antiga feita aos prefeitos que integram o Comefc

Brasília (DF) – A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 789/2017 aprovou o relatório final com uma emenda do líder do PRB, deputado federal Cleber verde (MA), nesta quarta-feira (25). A sugestão do parlamentar é destinar 10% dos royalties da mineração aos municípios impactados pela atividade, uma promessa antiga feita aos prefeitos que integram o Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão (Comefc).

“Quero agradecer a todos os prefeitos maranhenses e, em especial, à presidente do Comefc, Karla Batista, pelo empenho e dedicação nesta causa que tem tão grande importância para o nosso estado. A nossa emenda que foi acatada pelo relator beneficiará 1,5 milhão de pessoas em 23 municípios do Maranhão”, comemorou o republicano.

A MP que trata da Compensação pela Exploração de Recursos Minerais segue para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, onde, acredita Cleber Verde, pode passar por mais aperfeiçoamentos. “Entendemos que é possível destacar essa emenda e ampliar ainda mais o percentual aos municípios impactados. Fica aqui nosso compromisso de continuar trabalhando para suprir as demandas urgentes dos municípios maranhenses”, afirmou.

Verde lembrou a importância do trabalho do Comefc, que foi criado por 23 prefeitos e teve como primeira presidente a prefeita Cristiane Damião. Hoje, a associação está sob o comando da prefeita Karla Batista. “O consórcio luta há muitos anos por esses recursos, que contribuirão para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) desses municípios impactados. Uma luta nossa e de todos os gestores comprometidos com o progresso do Maranhão”, finalizou.

Texto: Mônica Donato e Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend