Motoristas serão proibidos de ficar dentro do carro durante abastecimento com GNV no RJ

Texto aprovado pela Assembleia Legislativa visa evitar possíveis tragédias durante o abastecimento deste combustível, que é altamente inflamável

Publicado em 26/4/2018 - 00:00

Motoristas serão proibidos de ficar dentro do carro durante abastecimento com GNV no RJ
Texto aprovado pela Assembleia Legislativa visa evitar possíveis tragédias durante o abastecimento deste combustível, que é altamente inflamável

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei nº 973-A/2018, de autoria do deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ), que obriga as pessoas se ausentarem do interior do veículo durante o abastecimento de combustível gasoso – o Gás Natural Veicular (GNV) – nos postos do estado.

“Esta medida é para evitar possíveis tragédias durante o abastecimento deste combustível, que é altamente inflamável. Visa à segurança e à integridade física dos passageiros e das pessoas que estiverem no entorno do posto de combustíveis”, disse o parlamentar.

Projeto proíbe motorista de ficar dentro do carro durante abastecimento com GNV no RJPelo texto, todos os estabelecimentos de venda de combustíveis devem deixar, visivelmente afixados, avisos que proíbam as pessoas de ficarem no interior de qualquer veículo, enquanto houver o abastecimento. Elas, inclusive, devem permanecer em uma área de segurança configurada por distância compatível que garanta a devida proteção de todos.

“Estou certo de que este projeto de lei, aprovado, contribuirá em muito para a preservação da vida das pessoas, seja no caso do gás natural veicular, seja no abastecimento de outros combustíveis. Esta é uma medida de segurança necessária que visa, tão-somente, a resguardar a vida humana, e a prevenção é sempre a melhor alternativa para o bem-estar de todos”, concluiu o deputado estadual.

O Gás Natural Veicular (GNV) é uma mistura de hidrocarbonetos leves que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. Embora seja um combustível econômico e bastante utilizado para motoristas que rodam acima de mil quilômetros por mês, o GNV requer cuidados em seu manuseio, como vistorias constantes, para evitar possíveis vazamentos e, consequentemente, o risco de explosão.

O texto segue agora para a aprovação do governador do Rio de Janeiro.

Texto: Amilton Lopes / Ascom – deputado estadual Carlos Macedo
Foto 1: Agência de Notícias PR – Foto 2: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend