Ministro do Meio Ambiente recebe Alan Rick para tratar do setor produtivo florestal

Ministro do Meio Ambiente recebe Alan Rick para tratar do setor produtivo florestal

Acompanharam o deputado do PRB na audiência a presidente em exercício da Fieac, Adelaide de Fátima; e o diretor-executivo do Cipem, Valdinei Bento dos Santos

Brasília (DF) – A prorrogação do prazo para os estudos do aproveitamento das toras de madeira de manejo na Amazônia foi pauta de audiência entre o deputado federal Alan Rick (PRB-AC) e o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na última quarta-feira (14), em Brasília. O parlamentar acreano agendou a reunião para que representantes do setor pudessem tratar da Resolução 474/2016 do Conama e da Instrução Normativa 21/2014 do Ibama.

Estiveram presentes a presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Adelaide de Fátima; o diretor-executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado do MT (Cipem), Valdinei Bento dos Santos; além de técnicos do serviço florestal.

“Mais uma vez o ministro Sarney Filho demonstra seu compromisso com as atividades econômicas que tem responsabilidade ambiental e compreende a necessidade de prorrogar o prazo para os estudos do aproveitamento volumétrico da madeira. As indústrias do Acre e dos demais estados que compõem a Amazônia e que trabalham dentro da Lei, geram emprego e renda e que tem interesse em manter esse mercado, querem aproveitar a madeira de forma correta e esse estudo é fundamental”, explica Alan.

O primeiro assunto tratado se refere à Resolução 474/2016 do Conama, que limita, até o dia 05 de outubro de 2016, o prazo de protocolo dos estudos que determinam o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) adotado pelas indústrias no processamento da madeira. Caso esse prazo não seja atendido, o índice atual de 45% ou o novo índice que o estudo vier a determinar acima desse limite não valerá e a indústria só será contemplada com o índice de 35%, considerado baixo para a maioria das espécies.

“Na prática, essa redução prejudica o setor, tendo em vista que o percentual aproveitado pode ser maior. E é importante lembrar que se a indústria tem um rendimento acima de 35%, vai precisar inutilizar o restante. O apoio do deputado Alan junto ao Ministério do Meio Ambiente foi fundamental, pois o ministro nos garantiu a verificação jurídica para que esse prazo seja prorrogado até abril de 2017, data do início da vigência”, ressalta a presidente da Fieac, Adelaide Fátima.

Outro tema tratado com Sarney Filho foi a Instrução Normativa 21/2014 que trata da variação de 10% das dimensões das peças de madeira serrada nas cargas e no que se refere às madeiras curtas. O próprio Ministério do Meio Ambiente já havia determinado ao Ibama essa variação, mas ainda não está sendo aplicada.

“É preciso que o Ibama adeque a sua Instrução Normativa à Resolução do Conama no item do documento que trata das nomenclaturas dos produtos madeireiros que são comercializados, tais como viga, caibro e vigota, por exemplo. Essa adequação já foi inclusive tratada anteriormente durante debates em reuniões realizadas no final do ano passado e início desse ano e aprovada por unanimidade em Plenário”, ressalta Valdinei Bento dos Santos, do Cipem.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Alan Rick

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!