Mecias de Jesus quer gratuidade no acesso à informação de serviços públicos via internet

Comissão Senado do Futuro se reuniu, em audiência pública, na quarta-feira (3), por solicitação do senador republicano, que preside o colegiado

Publicado em 4/4/2019 - 00:00

Mecias de Jesus quer gratuidade no acesso à informação de serviços públicos via internet
Comissão Senado do Futuro se reuniu, em audiência pública, na quarta-feira (3), por solicitação do senador republicano, que preside o colegiado

Brasília (DF) – A Comissão Senado do Futuro (CSF) se reuniu, em audiência pública, na quarta-feira (3), por solicitação do presidente da Comissão, senador Mecias de Jesus (PRB-RR), para debater as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos para o acesso a conteúdos, aplicações e serviços disponibilizados na internet por órgãos e entidades da administração direta e indireta da União. No Brasil há 230 milhões de usuários de telefonia, 88% dos quais usam telefone celular. Paralelamente, o governo federal mantém 2.874 serviços digitais de 180 órgãos públicos federais.

Como autor do pedido da audiência, Mecias se preocupa com o alto custo dos pacotes de serviços de dados. “Parcela significativa da população deixa de ter acesso a importantes informações e serviços públicos disponíveis em meio digital simplesmente porque não tem condição de adquirir os pacotes com grande franquia de dados”, argumentou o senador.

Diogo Rodrigues, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), condenou essa política de cobrança de pacote de dados na telefonia móvel. “O sistema de cobrança é altamente injusto. E em paralelo, nossos impostos são muito altos”, disse o representante do Idec.

Igor Britto, da Comissão Especial de Defesa do Consumidor da OAB, lembrou que as operadoras de telefonia queriam cobrar o serviço fixo por volume e não por velocidade, como fazem com a telefonia celular.

Também participou da audiência o superintendente de planejamento e Regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Nilo Pasquali.

Texto: Júnior Laurindo / Ascom – senador Mecias de Jesus
Fotos: Roque de Sá

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend