Mecias de Jesus cobra ação do governo para crise humanitária em Roraima

“O Estado de Roraima está sofrendo o impacto da crise humanitária de graves proporções, cuja solução necessita de imediato posicionamento do governo federal”, disse o senador do PRB 

Publicado em 14/2/2019 - 00:00 Atualizado em 31/1/2023 - 16:27

Brasília (DF) – O senador Mecias de Jesus (PRB-RR) subiu à tribuna do Senado Federal, nesta quarta-feira (13), para falar sobre o impacto da crise humanitária que Roraima vem sofrendo e cobrar do governo federal medidas para ajudar o estado.

O elevado número de refugiados venezuelanos que ingressam em território brasileiro a partir da Cidade de Santa Elena de Uáiren, na fronteira com o município de Pacaraima, necessita urgentemente de atenção, segundo o parlamentar do PRB. “O estado de Roraima está sofrendo o impacto da crise humanitária de graves proporções, cuja solução necessita de imediato posicionamento do governo federal. Temos de prevenir a ocorrência de anunciada tragédia”, defendeu.

O parlamentar descreveu que a grande quantidade de refugiados e a falta de estrutura e oportunidades de sustento fizeram com que os índices de criminalidade crescessem com reflexo na segurança pública brasileira.

Segundo o senador, o Brasil não pode, não deve e nem tem como pagar esta dívida. “Não temos, portanto, como assumir encargos alheios de políticas fracassadas, postas em prática por outros países”, declarou.

Para Mecias de Jesus, a fome, a falta de medicamentos e a falta de produtos básicos, nos supermercados venezuelanos, além do visível colapso de sua economia estão fazendo com que grande parte da população se transfira para o Brasil. A porta principal de entrada é o estado de Roraima.

O senador do PRB falou ainda sobre a atual situação da saúde no estado. “Com a chegada dos refugiados esgotaram o já debilitado sistema de saúde de Roraima, agravando o caos no atendimento e literalmente zerando os seus recursos. Além disso, promoveram o surto de várias endemias que, no Brasil, por meio da vacinação, encontravam-se erradicadas”, destacou.

O parlamentar quer cobrar do governo federal medidas mais efetivas que possam ajudar o estado. “Solicitarei uma audiência com o ministro das Relações Exteriores para que possamos abordar a questão e buscar alternativa, alguma solução para livrar o estado de Roraima de tanta dor imerecida”, disse.

Texto: Júnior Laurindo / Ascom – Senador Mecias de Jesus
Foto: Agência Senado

 

Reportar Erro
Send this to a friend