Marinho quer ampliar cooperação Brasil x África

09_05_13_destaque02_ba_marinho_quer_ampliar_cooperacao_brasil_africa

Marinho ressaltou que nos últimos 10 anos, a África constitui prioridade na agenda internacional do Brasil

Brasília (DF) – O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) encaminhou indicação ao Ministério das Relações Exteriores sugerindo o início de um diálogo com a União Africana, que completa 50 anos de existência, no sentido de viabilizar a instalação de uma missão diplomática da organização no Brasil.

Marinho ressaltou que nos últimos 10 anos, a África constitui prioridade na agenda internacional do Brasil e como produto dessa política de aproximação, nesse período, observa-se aumento significativo das iniciativas de cooperação, conforme os inúmeros acordos firmados entre nosso País e as nações africanas nos campos da cooperação técnica, científica, tecnológica, de saúde, de educação e cultura.

No documento, Marinho destaca também que a União Africana tem como principais objetivos livrar o continente africano dos vestígios da colonização e do apartheid, promover a unidade e a solidariedade entre os Estados Africanos, coordenar e intensificar a cooperação com vistas ao desenvolvimento, assegurar a soberania e a integridade territorial dos Estados Membros e promover a cooperação internacional com a estrutura das Nações Unidas e defender os interesses da África de modo efetivo.

O Brasil e a União Africana assinaram, em 28 de julho de 2007, um Acordo de Cooperação Técnica e, em razão desse compromisso internacional, foram firmados mais três instrumentos: um Acordo para a Implementação de Projetos nas Áreas de Agricultura e Pecuária, um Acordo para Implementação de Projetos Inovadores de Cooperação Horizontal em Benefício do Desenvolvimento Sustentável na Cadeira de Algodão nos Países da África; e um Ajuste Complementar do Acordo de Cooperação Técnica para Implementação de Projetos na Área de Desenvolvimento Social.

“Esses compromissos internacionais demonstram o grau de cooperação entre o Brasil e a União Africana e para que essa cooperação alcance um novo patamar, em particular no que se refere ao acompanhamento da execução dos projetos de interesse mútuo, considero de extrema importância a instalação de uma missão permanente dessa organização internacional”, finalizou.

Texto: Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!