Márcio Marinho cumpre Missão Oficial em Angola

marinho-cumpre-missao-oficial-em-angola-prb-07-11-13-01

IV Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa acontece entre os dias 04 e 07 de novembro

Luanda (Angola) – O deputado republicano Márcio Marinho (PRB-BA) participa na cidade de Luanda, Angola, da IV Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). O deputado foi designado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, para compor a Missão Oficial juntamente com os deputados Janete Rocha Pietá e Eduardo Azeredo. O evento acontece entre os dias 04 e 07 de novembro.

Defensor incansável do diálogo constante entre Executivo e Legislativo, também na esfera da CPLP, Marinho representará o Brasil no debate sobre Democracia, Estabilidade Política e Desenvolvimento, nesta quarta-feira (6), dividindo a mesa com parlamentares de Moçambique e Timor Leste e, no tema de Seguridade Social nos Países da CPLP, debaterá com deputados de São Tomé e Príncipe e Angola.

marinho-cumpre-missao-oficial-em-angola-prb-07-11-13-03A IV Assembleia está em seu terceiro dia de trabalhos e reúne parlamentares de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste para discutir temas relevantes de suas agendas, e sugerir soluções compartilhadas de aplicação prática em suas sociedades.

Saiba mais

A CPLP foi inicialmente pensada em São Luís do Maranhão, em 1989, ocasião onde Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa reuniram-se a convite do então presidente José Sarney. Sua missão está centrada na promoção da concertação político-diplomática, da cooperação e defesa, e na difusão da língua portuguesa entre os países-membros. A Assembleia Parlamentar (AP) é um dos órgãos da CPLP e sua essencialidade está expressa no diálogo direto entre os Parlamentos dos oito países-membros, a fim de apreciar matérias à luz de seu estatuto e das atividades da CPLP.

marinho-cumpre-missao-oficial-em-angola-prb-07-11-13-02Apesar da vital existência da AP no âmbito da CPLP, seu escopo foi duramente ameaçado com a possibilidade real de diminuí-la a um órgão puramente consultivo. Isto ocorreu na reunião do Grupo de Trabalho para Revisão do Estatuto e do Regimento no último mês de agosto deste ano, em Lisboa-Portugal. Além disso, a prioridade de reorganização sistemática da AP estaria em último lugar quando comparada aos demais órgãos da CPLP. Na ocasião, o incidente causou grande mal-estar entre os parlamentares que iniciaram um embate caloroso sobre a referida mudança.

Texto: Jamile Cerqueira / Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!