Márcio Marinho participa de seminário contra fake news

Márcio Marinho participa de seminário contra fake news

Evento discutiu o papel do jornalismo profissional no combate às notícias falsas divulgadas, principalmente, contra candidatos durante o período de campanha eleitoral

Publicado em 21/6/2018 - 00:00

Márcio Marinho participa de seminário contra fake news
Evento discutiu o papel do jornalismo profissional no combate às notícias falsas divulgadas, principalmente, contra candidatos durante o período de campanha eleitoral

Brasília (DF) – O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA) participou, nesta quarta-feira (20), em Brasília, do seminário “Impacto Social, Político e Econômicos das Fake News. O encontro teve como objetivo discutir o papel do jornalismo profissional no combate às notícias falsas divulgadas, principalmente, contra candidatos durante o período de campanha eleitoral.

O evento contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, do presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Luiz Fux, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge (PRB), presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes, e de parlamentares da Câmara dos deputados, como o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) e o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Marinho participou da mesa de debate com o tema “Dados Pessoais e Fake News, Impacto Político” e destacou a importância da checagem de conteúdo por parte da população. Para o republicano, o ano eleitoral será curto e os candidatos terão menos tempo para exporem suas ideias, o que, segundo ele, abre uma brecha para quem divulga notícias falsas nas redes se aproveitar e disseminarem ainda mais conteúdos falso na rede.  

“O tempo para campanha eleitoral ​é curto e devemos estar atentos para as notícias que serão veiculadas nas redes sociais e na grande imprensa, portanto, devemos checar o conteúdo e tenho a certeza de que as pessoas estão mais conscientes”, afirmou Marinho.

O parlamentar do PRB também citou a Frente Parlamentar de Combate às Fake News, da qual é coordenador, criada no mês de maio, com apoio de 218 deputados federais e 12 senadores, e demonstrou convicção na atuação o colegiado para inibir o volume de conteúdo falso que é veiculado nas redes sociais e grande mídia. “Criamos a Frente Parlamentar para que a sociedade saiba que estamos de olho nas fake news e que nós, representantes eleitos pelo povo, estamos engajados na luta contra essa prática que destrói famílias, reputação, e que pode até destruir vidas”, salientou.

Durante a abertura do evento, Michel Temer levantou a questão das notícias falsas no meio político e repudiou veementemente o uso das fake news no ano eleitoral. “É de grande importância esse tema, as notícias falsas podem destruir a reputação de uma pessoa, e sabemos que reverter essa situação é ainda mais difícil com o advento da internet”, destacou o presidente.

O presidente da Abratel destacou a importância da criação de mecanismos para combater a veiculação de notícias falsas nas redes sociais e demais veículos de comunicação. “Precisamos criar mecanismos que impeçam a criação desse tipo de conteúdo e que isso não interfira nas vidas das pessoas”, afirmou Márcio Novaes.

O ministro Luiz Fux abordou a importância e o comprometimento dos profissionais de jornalismo no combate às fake news. “Para tratar as notícias falsas com mais afinco, precisamos da imprensa e mais ainda de jornalistas comprometidos com a verdade”, destacou o ministro.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend