Líderes religiosos apoiam isenção de ICMS da fatura de energia de igrejas no AM

Líderes religiosos apoiam isenção de ICMS da fatura de energia de igrejas no AM

Proposta é do deputado estadual João Luiz (PRB-AM), que apresentou um Indicação ao Governo do Amazonas

Manaus (AM) – Líderes religiosos de várias congregações do Amazonas estiveram na manhã de terça-feira (21), no plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para prestar apoio, durante sessão de tempo no grande expediente, à indicação do deputado estadual João Luiz (PRB-AM), feita ao Governo do Amazonas, para isentar templos religiosos, de qualquer culto, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na conta de energia elétrica.

Em seu discurso em defesa da indicação, João Luiz apresentou dados que comprovam os serviços realizados pela igreja no apoio ao governo e justificou que os templos religiosos realizam um trabalho social diferenciado e de reabilitação dos indivíduos reinserindo na sociedade, desta maneira, contribuindo com a redução dos custos do governo estadual com esta parcela da sociedade. Por conta disso, o parlamentar quer reduzir os custos das igrejas, de qualquer denominação, com a tarifa de energia, que hoje é cobrada pela fornecedora do serviço, no valor de 25% do valor da conta.

“Incontestavelmente as igrejas trabalham na assistência social, ajudando o Estado nesta função assistencial às pessoas de todo o Amazonas. Só no Amazonas mais de 100 mil jovens foram resgatados da criminalidade e ganharam nova vida por meio do apoio das igrejas, pois eles trabalham o assistencialismo e não tem fins lucrativos”, destacou o republicano.

O Padre José Ivanildo Melo, da paróquia São José Operário, afirmou que a isenção do ICMS dos templos religiosos vai ajudar as igrejas a investir na socialização e preparação do cidadão. “Oferecemos gratuitamente cursos profissionalizantes e de formação para a população da capital amazonense. Levamos também estes serviços para outras igrejas do Estado, mas o custo com a energia nos limita a fazer mais, por isso agradeço a iniciativa do deputado João Luiz em legislar também em favor da continuidade deste trabalho social que as igrejas fazem no Amazonas”, ressaltou o pároco.

Com o mesmo pensamento do padre católico, o rabino Shaliac Ícaro, da igreja Judaico Messiânica, afirmou que a aprovação da isenção do ICMS das igrejas é a garantia de oferta de mais serviço assistencial e sócio educacional para a população. “Todas as igrejas precisam do apoio dos governos estadual e municipal para continuar a fazer trabalho social as pessoas carentes. Trabalhamos a educação, um dos pilares que ajudam na formação do cidadão de bem. Esta atividade reflete diretamente na diminuição de custo do Estado com a segurança e saúde”, ressaltou o religioso.

Manifesto de apoio

O secretário nacional de Missões da Convenção Global de Massa de Pastores, Apóstolos e Bispos (CGMPAB), Rui Holanda, participou da sessão de tempo na Aleam e trouxe um documento de manifesto de apoio a indicação do deputado João Luiz relativo a isenção do ICMS nas contas de energia dos templos religiosos do Estado do Amazonas. “Outros Estados do país adotaram a mesma iniciativa do deputado João Luiz e por conta disso realizamos um ato em apoio a tal prestação de serviço e viemos aqui na Aleam apoiar e pedir que esta indicação possa beneficiar as igrejas do Amazonas”, disse o pastor.

Tem direito

Para garantir a isenção do ICMS na conta de energia, será obrigatório que a igreja tenha a apresentação de Cadastro Nacional de pessoa Jurídica – CNPJ; certidões que comprovem a regularidade perante a União, Estado e Município; escritura comprovando a titularidade da propriedade, contrato de locação ou comodato, todos devidamente registrados, ou justificativa judicial no caso de posse; que a unidade consumidora esteja desvinculada de outras atividades do imóvel; e por fim, o alvará de funcionamento.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual João Luiz

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.