Líder do PRB na reunião sobre novo pacto federativo

14_03_13_destaque03_mg_george_hilton_novo_pacto_federativo

Hilton ficou satisfeito com a perspectiva de haver um encontro com os prefeitos, que, para ele, são vítimas do modelo atual

Brasília (DF) – O deputado federal George Hilton (PRB-MG) participou, como líder do PRB, da reunião entre os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros, com 23 governadores e demais líderes partidários do Congresso. No encontro, foi produzida uma pauta legislativa de quatro itens que vão orientar a reforma do pacto federativo de modo a fortalecer as receitas de estados e municípios. “Devemos buscar o consenso, respeitando as especificidades de cada estado, sem esquecer o laço irrompível da federação”, destacou o parlamentar republicano.

Os itens acordados foram à renegociação das dívidas de estados e municípios com a União; a obrigatoriedade de que novas despesas venham acompanhadas de fontes de financiamento; a extinção do pagamento do Pasep para a União; e a inclusão da arrecadação da Cofins e da CSLL na base de cálculo dos Fundos de Participação dos Estados (FPE) e dos Municípios (FPM).

Não há prazo para que essas propostas sejam votadas, mas ficou acertado que a Consultoria Legislativa da Câmara vai realizar um levantamento para avaliar se as mudanças já são temas de projetos que tramitam no Congresso Nacional. Depois do estudo, uma comissão de deputados e senadores vai acompanhar a tramitação das propostas em cada Casa do Legislativo. À reunião com os governadores deve ser seguida por um evento similar com os prefeitos das capitais, provavelmente no próximo dia 20.

O líder do PRB ficou satisfeito com a perspectiva de haver um encontro com os prefeitos, que, para ele, são vítimas do modelo atual. “A distribuição das riquezas produzidas nesta Nação rica é o grande desafio, que esbarra na concentração de impostos para a União, asfixiando os Estados. Estes, por sua vez, sufocam os municípios que empobrecem gerando um grande passivo social e econômico. As 27 unidades federativas terão que gastar muita saliva ainda, pois está muito longe de uma solução federativa”, afirmou Hilton, ao final do evento.

Texto: Paulo Gusmão / Ascom – Liderança do PRB, com informações da Agência Câmara Notícias
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!