Léo Portela quer obrigar açougues a informar procedência da carne em MG

Léo Portela quer obrigar açougues a informar procedência da carne em MG

Consumidor poderá ter acesso ao nome, telefone, endereço e o número da inspeção do frigorífico fornecedor dos produtos expostos à venda

Publicado em 6/4/2016 - 00:00

Léo Portela quer obrigar açougues a informar procedência da carne em MG
Projeto pretende dar maior segurança ao consumidor que poderá ter acesso ao nome, telefone, endereço e o número da inspeção do frigorífico fornecedor dos produtos expostos à venda

 

Belo Horizonte (MG) – Com o objetivo de proteger o consumidor, o deputado estadual Léo Portela (PRB-MG), apresentou o Projeto de Lei nº 3320/16, que obriga os estabelecimentos comerciais como açougues e supermercados a prestarem informações sobre seus produtos e respectivos fornecedores. A proposta, que se encontra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), pretende dar maior segurança ao consumidor, já que os mesmos passarão a ter acesso ao nome, telefone, endereço e o número da inspeção do frigorífico fornecedor dos produtos expostos à venda.

O parlamentar alerta que embora alimentos aparentemente normais, como a carne, podem abrigar micro-organismos capazes de provocar doenças sérias. Devido à dificuldade de controle de qualidade, segundo o deputado, existem estabelecimentos que vendem em varejo carne fora da embalagem para mascarar sua origem duvidosa. “Inúmeras são as notícias veiculadas na mídia sobre a atuação de abatedouros e frigoríficos clandestinos que distribuem produtos impróprios ao consumo em Minas Gerais. Por isso, é de suma importância a população conhecer a origem da carne na hora da compra”, defende Portela.

Além de amenizar a entrada de carne indevida no mercado, evitando eventual contaminação, a proposta visa ainda o acesso à informação, permitindo ao consumidor fiscalizar a qualidade e origem do alimento que consome.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Willian Dias 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend