Lafayette de Andrada propõe Política Nacional de Atendimento à Gestante

Lafayette de Andrada propõe Política Nacional de Atendimento à Gestante

O objetivo é assegurar o direito à assistência, à saúde, ao parto de qualidade e à maternidade saudável

Brasília (DF) – O deputado federal Lafayette de Andrada (PRB-MG) iniciou o mês das mães apresentando uma proposta que garante maior amparo às gestantes. O Projeto de Lei nº 2693/2019, que institui a Política Nacional de Atendimento à Gestante, objetiva assegurar o direito à assistência, à saúde, ao parto de qualidade e à maternidade saudável.

O Brasil vem adotando ao longo dos anos uma série de medidas com a finalidade de proteger e cuidar das gestantes. O atendimento humanizado à saúde na gestação é imprescindível para garantir a saúde da mãe e de seus filhos, e vem sendo implementado em diversas iniciativas. Porém, ainda há uma insuficiência no atendimento à gestante: muitas não têm acesso às consultas médicas, exames laboratoriais periódicos e auxílio psicológico e assistencial.

Segundo Lafayette, “a proteção familiar precisa ser garantida antes, durante e após o nascimento dos filhos. Todo o amparo estatal é necessário para que os pais se sintam confortáveis e protegidos pela legislação, para a garantia de uma maternidade saudável, em todas as suas fases.”

O texto prevê um rol de princípios a serem seguidos para a saúde da gestante, além de direitos básicos que serão informados às mães pelas unidades de saúde, tais como a realização de consultas médicas e exames laboratoriais periódicos, prestação de auxílios psicológico e assistencial, elaboração de plano individual de parto, dentre outros. Para o deputado, “é de grande importância que a lei estabeleça uma política nacional para garantir o respeito à dignidade humana da gestante, para que as mães possam desfrutar do mais alto nível de bem-estar.”

Texto: Michelle Araújo / Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.