Lafayette de Andrada defende acesso à informação

Lafayette de Andrada defende acesso à informação

Republicano votou pela suspensão do decreto que ampliava o rol de pessoas autorizadas a classificar documentos secretos e ultrassecretos

Brasília (DF) – O deputado federal Lafayette de Andrada (PRB-MG) votou pela suspensão do decreto que ampliava o rol de pessoas autorizadas a classificar documentos secretos e ultrassecretos. A votação aconteceu na última terça-feira (19), no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

O decreto nº 9.690/19 atribuía a outras autoridades, inclusive ocupantes de cargos comissionados, a competência para a classificação de informações públicas nos graus de sigilo secreto e ultrassecreto. Até o advento do decreto, a informação pública era classificada como ultrassecreta apenas pelo presidente e vice-presidente da República, ministros e autoridades equivalentes, chefes de missões diplomáticas no exterior e pelos comandantes da Forças Armadas. Quanto ao grau secreto, além dessas autoridades, também podiam classificar a informação os titulares de autarquias, fundações, empresas públicas e sociedade de economia mista.

Para Lafayette, o decreto, alvo da suspensão, amplia demasiadamente o rol de pessoas legitimadas a classificar informações sigilosas, já que a Lei de Acesso à Informação prevê a delegação a outras autoridades em casos específicos. O posicionamento do deputado saiu vitorioso e o Plenário da Câmara aprovou a suspensão do decreto sobre sigilo de documentos.

Cadastro positivo

No dia seguinte (20), Lafayette de Andrada trabalhou pela aprovação do cadastro positivo de pessoas físicas e jurídicas. O cadastro cria um banco de dados, gerido por empresas especializadas, para reunir informações sobre bons pagadores. “É a oportunidade que nós temos de dar ao trabalhador, ao cidadão honesto, àquele que é comprometido e paga suas contas em dia, a chance de conseguir um financiamento com menores juros, pois está em dia com suas obrigações”, ressaltou o republicano.

O projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados e vai ao Senado.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.