Jutay Meneses destaca importância da doação de sangue

Hemocentro da Paraíba está realizando uma campanha de doação externa em todo o estado durante o mês de julho

Publicado em 10/7/2017 - 00:00

Hemocentro da Paraíba está realizando uma campanha de doação externa em todo o estado durante o mês de julho

João Pessoa (PB) – O deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB) destacou a importância da doação de sangue na Paraíba e convidou a população para se engajar na campanha de doações externas organizada pelo Hemocentro da Paraíba neste mês de julho. 

“Doar sangue é um ato de solidariedade. É um gesto simples, que salva vidas e restitui famílias inteiras. Eu sou doador e nosso mandato tem priorizado projetos na área porque reconhecemos que precisamos estimular a sociedade a fazer doações”, comentou.

Na quinta-feira (6), a campanha do Hemocentro aconteceu na Alta Clínicas, localizada na rua Bem Milton Cabral, em Santa Rita. Na próxima terça-feira (11), haverá um posto de coleta no Hospital de Trauma, em João Pessoa. Durante os dias 13 e 15, haverá um posto rolante na Avenida Epitácio Pessoa, 2000, das 8h às 16h. Já no dia 25, haverá uma ação no CCHLA da UFPB, na Cidade Universitária, Castelo Branco. No dia 29, a ação de doação de sangue será realizada no município de Mamanguape, das 8h às 12h. 

Projetos 

Com a intenção de estimular à doação de sangue na Paraíba, o deputado do PRB apresentou uma proposta que prevê isenção de taxas de inscrição em concursos públicos e em processos seletivos em instituições de ensino superior no estado.

Para efeito da lei, são considerados doadores regulares de sangue aqueles portadores da carteira de doador válida, que realizaram ao menos três doações de sangue, no caso de homens, e duas, no caso de mulheres, no período compreendido entre 15 meses e 3 meses anteriores à data de imunização, atestadas por órgão oficial ou entidade credenciada pelo poder público.

Quem pode doar sangue

Para ser um doador, é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, ter dormido pelo menos seis horas na última noite, estar alimentado, não ter tido hepatite após os 11 anos, estar com boa saúde, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, não estar grávida ou em período de amamentação e respeitar o intervalo entre as doações, que devem ser de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend