Jutay Meneses defende instalação de balanças digitais em comércios

O objetivo é garantir que, caso queiram, os consumidores poderão fazer a conferência do peso dos produtos antes de adquiri-os

Publicado em 9/8/2017 - 00:00

O objetivo é garantir que, caso queiram, os consumidores poderão fazer a conferência do peso dos produtos antes de adquiri-os

João Pessoa (PB) – A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, nesta terça-feira (8), uma proposta de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB) que torna obrigatória a instalação de balanças digitais em estabelecimentos que comercializam alimentos a peso, cuja medição não tenha sido acompanhada pelo consumidor. O objetivo é garantir que, caso queiram, os consumidores poderão fazer a conferência do peso dos produtos antes de adquiri-os.

De acordo com Jutay, a balança digital deverá ser instalada em local visível, de fácil acesso ao consumidor. Acima da balança digital deve conter uma placa informativa com a seguinte frase: “Consumidor: Confira o peso do seu alimento aqui”.

O projeto também prevê multa para quem não cumpri-lo. A multa prevista será fixada entre R$ 1 mil e R$ 10 mil, a depender do porte do empreendimento e das circunstâncias da infração, tendo seu valor atualizado pelo IPCA ou outro índice que venha substituí-lo.

“A existência de balança digital nas proximidades das gôndolas e prateleiras que apresenta os produtos que foram pesados sem a presença do consumidor, é prova de respeito com o cliente. Dessa forma, acreditamos que os estabelecimentos comerciais de alimentos, atenderam os requisitos solicitados por esta Lei, em respeito aos seus consumidores”, destacou Jutay.

 Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend