Jutay lembra aniversário do Código de Defesa do Consumidor e destaca leis de sua autoria

Jutay lembra aniversário do Código de Defesa do Consumidor e destaca leis de sua autoria

Na Assembleia Legislativa da Paraíba, o republicano tem dedicado o mandato a elaboração de projetos que visam beneficiar e contribuir com a defesa de relações comerciais mais transparentes e seguras

João Pessoa (PB) – Nesta terça-feira (11), o Código de Defesa do Consumidor completou 28 anos de sanção. Na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual e candidato à reeleição Jutay Meneses (PRB) tem dedicado o mandato a elaboração de leis e projetos que visam beneficiar e contribuir com a defesa de relações comerciais mais transparentes e seguras.

“As normas e princípios trazidos pelo Código contribuíram significativamente para a melhoria da segurança e também da qualidade dos serviços e produtos ofertados aos brasileiros. Nesse sentido, houve ainda uma maior conscientização da população a respeito dos direitos e deveres que regem uma relação de consumo”, afirmou Jutay.

Aproveitando a data, o parlamentar relembrou alguns projetos que se tornaram lei ao longo do mandato. A primeira delas é a de nº 10.364/14, que prevê a cassação da inscrição do cadastro de contribuintes do ICMS de qualquer empresa que faça uso direto ou indireto de trabalho escravo.

Já a Lei nº 10.939, obriga os estabelecimentos comerciais a colocarem os monitores da caixa registradora de forma visível e sem obstáculos para o consumidor. O não cumprimento a determinação gera multa de até 100 vezes o valor da Unidade Fiscal de Referência do Estado da Paraíba – UFR-PB – que é de R$ 47,73 – o que equivale a R$ 4.773,00.

Outra iniciativa de autoria do parlamentar é a de número 10.825, que determina que os supermercados e hipermercados que comercializam produtos alimentícios recomendados para pessoas portadoras de intolerância à lactose e doença celíaca, acomodem tais produtos em um local de exibição única, específica e de destaque.

A lei nº 10.798, de Jutay Meneses, obriga as Instituições Comerciais, Industriais e Financeiras do Estado da Paraíba a fornecerem, por escrito, sempre que solicitado pelo consumidor, o motivo do indeferimento do crédito ou de negativa de aceitação de título de crédito.

“Aqui citamos algumas leis do nosso mandato, mas existem outras que buscam contribuir para que o Código de Defesa do Consumidor seja colocado em prática para os paraibanos. Enquanto representantes do povo é nossa obrigação assegurar a cidadania nas relações de consumo”, concluiu.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o senador Eduardo Lopes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3303-5730

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.